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  • Francini Wahlbrink

Estratégias eficientes para a retenção de clientes

Os clientes são o grande ativo de qualquer empresa. Todos os dias milhares de empresas buscam estratégias para alcançar mais consumidores, mas se esquecem de também realizar ações de retenção de clientes.

Além de garantir vendas recorrentes, a retenção de clientes ajuda a formar uma base estável de defensores da marca.



E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as ações de retenção não precisam ser complicadas. Com as ferramentas certas é possível realizar um excelente trabalho e garantir a fidelidade dos seus clientes.


O que é retenção de clientes?


Retenção de clientes é uma estratégia que tem como objetivo a manutenção e permanência de um vínculo próximo do consumidor com a empresa.

Embora todos os tipos de negócio possam aplicar e se beneficiar com essa estratégia, os serviços em assinatura como SaaS (softwares de serviços), as telefonias, serviços de televisão por assinatura, bancos e os aplicativos premium são os mais beneficiados.

Como esse tipo de serviço pode ser cancelado a qualquer momento é preciso uma estratégia forte para manter os clientes fidelizados.

Mas a retenção de clientes também pode e deve ser aplicada em outros tipos de empresa para garantir que um mesmo consumidor compre várias vezes, reduzindo assim, o valor de captação de cliente da empresa.


Estratégias para retenção de clientes


1. Priorize a excelência no atendimento


Ninguém duvida de que oferecer um atendimento de qualidade é essencial para garantir que os clientes se sintam valorizados. Todos sabem que problemas podem acontecer, mas a forma como a empresa conduz a questão é o que a diferencia e faz dela uma empresa em os clientes pode confiar.

É preciso estar preparado para lidar com desagrado de clientes quanto a um produto, por exemplo, mas também para ser proativo no pós-venda.

Utilizar a tecnologia é fundamental para estar disponível e atento a todas essas necessidades e atender o cliente no momento certo. Hoje, existem recursos de monitoramento de menções na internet, e também ferramentas que ajudam a automatizar os atendimentos mais simples e recorrentes, como os chatbot.


2. Conhecer o cliente de verdade


Conhecer o cliente é fundamental para qualquer estratégia de vendas. Somente assim, você consegue sugerir novos produtos, enviar ofertas interessantes e aumentar o vínculo dele com a empresa.

Uma ferramenta CRM pode ajudar muito a colher informações preciosas de cada cliente, ajudando a identificar o momento certo de entrar em contato com a oferta otimizada para ele.

Com um CRM é possível saber como o consumidor de comporta e do que ele gosta, ajudando a direcionar sua estratégia para os canais e preferências do cliente.


3. Organize suas ações em torno do cliente, e não da empresa


O sucesso do cliente reflete no sucesso da empresa, sendo assim é fundamental oferecer soluções pensadas para ele.

O cliente deve se sentir valorizado e para que isso aconteça a empresa precisa vivenciar essa perspectiva diariamente.


4. Acompanhe as métricas


Uma das etapas fundamentais para qualquer estratégia e analisar as métricas para identificar se o trabalho feito está gerando o resultado desejado.

Existem dezenas de métricas possíveis, mas o importante é descobrir qual delas faz mais sentido para o objetivo desejado.

Contar com uma ferramenta de monitoramento é fundamental para reunir todas as informações e garantir que as decisões tomadas a partir delas estão corretas e fundamentadas.

Agora que você já conhece algumas das principais estratégias para retenção de clientes, saiba que é possível contar com ferramentas personalizadas, que ajudam ainda mais a atender as necessidades dos seus clientes e da sua empresa.


Se você quiser saber mais sobre estratégias de vendas e recursos que ajudam a sua empresa a vender mais, continue lendo aqui no blog nossos conteúdos exclusivos.

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