Vender mais e melhor: como o sistema de vendas pode ajudar

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sistema de vendas

Vender mais é busca perene no setor comercial e sabemos o que significa. Mas devemos também dar importância ao ato de vender mais e melhor, tendo isso como outra meta permanente.

Fazer vendas melhores significa realizar negócios que dão mais lucro e se mantêm por mais tempo, dentro de um processo fluido, automatizado, inteligente operacional e gerencialmente, além de protegido contra erros. E um sistema de força de vendas pode ajudar seu negócio a aumentar o volume de vendas e também vender melhor, indo além de ser apenas uma ferramenta que os profissionais usam durante o trabalho para concluir tarefas.

Veja como a ferramenta atua para vendas maiores e melhores.

Vendendo com menos despesas (lucro maior) – Vender mais e melhor

Como sabemos, tempo é dinheiro. Então, todo o tempo deve ser otimizado com aumento de produtividade e prevenção contra retrabalhos. E isso pode ser alcançado pela aplicação de tecnologia nas vendas, mais especificamente com a automação de diversos processos manuais e melhoria na comunicação entre setores que se relacionam com o comercial via integração.

Outro recurso que pode gerar negócios com menos despesas é a loja virtual B2B colocada à disposição dos clientes. Isso permite a eles fazerem pedidos mais rapidamente e por conta própria, eliminando parte do trabalho ativo da equipe e os custos que essa parte gera.

Também é possível economizar na gestão comercial centralizando todos os processos e dados do setor em apenas uma ferramenta. Com diversos módulos e funcionalidades, inclusive não focados apenas em vender (como de indicadores e de separação de pedidos), menos contratações precisam ser feitas até mesmo para tarefas e informações de vendas que dizem respeito a outros departamentos.

Algumas vezes, é preciso realizar uma análise do fluxo de trabalho e das despesas associadas a ele para encontrar oportunidades de redução de custos. Nesse caso, o volume abrangente de dados integrados, e que podem ser segmentados, auxilia no trabalho analítico do gestor.

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Apresentando um bom catálogo

Se a sua empresa investiu em uma ferramenta que possibilita aos clientes fazerem compras por conta própria, sem depender sempre de vendedores e suas visitas, ela poderá contar também com um catálogo que fica à disposição dos clientes.

Um bom catálogo, atualizado, com valores, detalhes dos produtos e boas fotos, valoriza o que o negócio tem a oferecer e influencia os compradores a fazerem pedidos.

O catálogo também pode ser útil em momentos nos quais um profissional está em atendimento. Antes de finalizar o pedido e passá-lo à empresa, o representante pode solicitar que o cliente confira o catálogo pela última vez e nesse momento o comprador pode lembrar de algo que havia esquecido ou ser influenciado a adquirir itens a mais antes do fechamento da compra.

Fidelizando os clientes

Alguns dos principais pontos para conquistar a fidelização são manter a satisfação dos clientes e conhecê-los bem. Aqui o foco é principalmente vender melhor para se ter a possibilidade de vender mais.

Ações que atuam na manutenção e na elevação da satisfação incluem respeitar os prazos e entregar os pedidos sem erros, tópicos que serão os próximos abordados, quando mostraremos de que maneira o software de força de vendas promove pontualidade, agilidade e exatidão nas entregas.

Quanto a conhecer bem os clientes, demanda que se tenha informações sobre histórico de relacionamento e negócios. Elas são base para decidir quais ações colocar em prática e como desenvolver estratégias específicas.

Quando falamos em técnicas específicas, nos referimos àquelas que saem das vendas rotineiras. Por exemplo, observar a recorrência de compra de determinado cliente e os volumes adquiridos para apresentar a ele esses dados junto a uma proposta de assinatura de contrato de fornecimento de longo prazo, no qual ele terá condições melhores para suas compras e o ganho da empresa será uma relação oficialmente firmada para presente e futuro próximo.

Mantendo os prazos das entregas

Se a ferramenta de força de vendas é aplicada no trabalho da equipe que fecha negócios, você pode achar estranho a citação a prazos de entrega. Mas existe relação entre as expedições de pedidos feitos e o trabalho dos representantes comerciais ou vendedores de campo.

O segredo está na integração entre o software comercial e o ERP ou outra ferramenta utilizada pela logística. Com esse recurso, o setor recebe em tempo real dados sobre as vendas realizadas, junto aos prazos de entrega definidos, e as separações de lotes começam ao mesmo tempo em que os negócios são efetivados. Ou seja, é um ganho de agilidade em cadeia, que ajuda a respeitar os prazos e até a realizar entregas em prazos menores.

O gerente de compras ou outro gestor que faz as aquisições pelas empresa cliente se sente mais seguro e confiante ao saber que o fornecedor internamente já recebeu as informações do seu pedido no momento em que ele foi finalizado e que prontamente sua demanda ira começar a ser processada para entrega.

vitando erros de digitação




Quanto menos trabalhos manuais forem necessários para processar as vendas e os dados gerados pelos pedidos, menores são as chances de ocorrerem erros de digitação.




Com o uso de uma automação comercial, disponível também em dispositivos móveis para vendedores e representantes comerciais que registram pedidos em vendas de campo, as informações de cada novo pedido podem ser registradas por eles nas próprias visitas.




Assim, os profissionais não precisam anotar valores, quantidades e outras informações para depois passar elas para o sistema da empresa. Então, apenas devem ter cuidado e atenção nos momentos de inserir dados dos negócios que realizam.




Quanto a outros processos que fazem parte das vendas, realizados por demais setores, como financeiro e logística, recebem automaticamente os dados do sistema de vendas por integração com o ERP e nenhum número precisa ser digitado, eliminando as chances que ocorram erros.




Nessa parte dos negócios, eliminar erros de digitação significa acabar também com transtornos na emissão de cobranças e notas fiscais e em separação de pedidos e entregas, que quando ocorrem atrasam as entregas ou fazem com que os clientes recebam pedidos fora das especificações.




Auxiliando na reativação de clientes inativos




Entre dezenas ou centenas de contas a serem cuidadas, aquelas que ficam inativas podem acabar sendo esquecidas, já que se perde o contato com elas e naturalmente se dá atenção às que seguem gerando receita.




Para que isso não ocorra e parte dos clientes inativos seja recuperada, a automação comercial avisa quais contas estão inativas por um período relevante, de 30 dias ou mais. Com essa notificação e o histórico do cliente durante o período no qual estava ativo, o vendedor pode desenvolver uma forma de retomar o contato e buscar a reativação.




Registrando as visitas sem vendas e seus motivos




Infelizmente, nem tudo é do jeito que se espera e uma parte das visitas termina sem que negócios sejam feitos. Logo, é preciso entender os motivos pelos quais isso ocorre e também a frequência com a qual visitas acabam sem pedidos feitos.




Realizar esses registros tem dois objetivos: evitar que representantes comerciais ou vendedores externos gastem tempo e dinheiro em novas visitas infrutíferas e trabalhar em cima dos motivos apontados para diminuir ao máximo o índice de visitações sem vendas, possivelmente organizando melhor as datas delas e a frequência de visitação para os clientes inclusos nesses registros.




Possibilitando pronta resposta a solicitações de clientes




Os compradores podem ter dúvidas gerais ou querer saber sobre o status dos seus pedidos, seja durante as visitas ou em contatos remotos feitos com os vendedores que os atendem. Quanto mais rápido o profissional puder dar uma resposta, com exatidão, melhor.




Isso faz com que os clientes confiem cada vez mais na empresa e na equipe comercial, sentindo-se também mais satisfeitos. E é algo excelente para firmar e estender relacionamentos com compradores.




Propiciando melhores avaliações de desempenho




Tanto o desempenho do processo e do setor em geral quanto as performances individuais podem ser melhor avaliados pela automação comercial, já que o conjunto de dados e suas segmentações permitem observações mais profundas e certeiras. Assim, o gestor pode tomar decisões melhores e desenvolver estratégias mais poderosas para corrigir erros, testar novas ações e aproveitar oportunidades de fazer vendas adicionais ou cruzadas e aumentar o ticket médio.




Esses dados também auxiliam no planejamento de conversão de novos clientes, visualizando principalmente o que deu certo e errado nas abordagens a contas novas.




Quer poder contar com um sistema de vendas que ajuda sua empresa a vender mais e melhor, da maneira como mostramos ao longo do texto. Peça sua demonstração gratuita para conhecer o Demander e testar as funcionalidades que abordamos e ainda diversas outras.

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