O Demander ajuda centenas de empresas a atingirem seus objetivos comerciais. Nós queremos ajudar você também.

+55 (11) 4300-7050

+55 (51) 3714-7050

 

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
logo whastapp

© 2019 por Retta TI

Buscar
  • Francini Wahlbrink

Oferta de Valor: Conceito essencial para desenvolvimento e sucesso das suas vendas

Atualizado: 25 de Out de 2019

Oferta de valor é um elemento de marketing que faz com que seus clientes reflitam e assim determinem se o seu produto tem de fato valor ao que você oferece. Etapa primordial do Business Model Canvas, famosa ferramenta de planejamento estratégico.

Merece testes exaustivos até você acertar e se conseguir terá um diferencial competitivo para seu negócio.

O que a oferta de valor gera?


A oferta de valor é o que determina se as pessoas vão ler mais sobre o seu produto ou irão clicar no botão para sair de seu site. Apesar de ser um conceito fundamental para o sucesso de qualquer negócio, muitos empreendedores não utilizam essa ideia ou não sabem exatamente como aplicá-la no dia a dia, o que acaba refletindo na perda de oportunidades.


Ela é responsável por relacionar os destaques de um negócio, posicionando-o para seus consumidores com o objetivo de reforçar a sua capacidade em resolver os problemas que eles têm.


Tudo isso é mostrado em um conteúdo objetivo, transparente e criativo.

Com o avanço da era digital essa oferta tende a cada dia aumentar mais a relevâncias das empresas.


Ao visitar um site o consumidor busca entender como aquele negócio pode ajudá-lo.

Neste instante que a oferta de valor é o recurso que pode conquistar a continuidade ou abandono do usuário


O que deve constar na oferta?

Título: Ele tem o dever de transmitir um resumo mínimo de seu conteúdo e despertar a curiosidade do leitor.

Subtítulo: Título complementar, serve como um desdobramento.

Bullet points: Pontos importantes. O que a oferta tem de alternativas para o consumidor, algo que seja de interesse dos seus clientes.

Recursos visuais: Ter imagens que transmitem a mensagem que você deseja passar e que tenham relação ao assunto. Procure não poluir a imagem com muitas informações, isso costuma causar um certo desconforto.


Dicas:


Investigue quem você deseja acertar


O que seus clientes estão em busca nos dias atuais, para quais pessoas seu produtos estará destinado?

Crie uma persona para seu produto


Persona é o cliente ideal para determinado produto ou serviço. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e interesses dos clientes, como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.


Estude seus concorrentes


Veja como seus concorrentes estão atuando hoje, quais seus planos, preços e diferenciais que ele está praticando no mercado hoje.


Veja o principal benefício do seu produto


Qual a vantagem do seu cliente escolher o seu produto?

Ex.: Frete grátis, atendimento ao cliente rápido, programas de fidelização, empacotamento que garante a segurança do produto dentre outros.


Feito isso, você deve ver se o que foi preparado acima está de acordo com as seguintes frases:


  • Que produto sua empresa vende?

  • Qual é o benefício que a sua empresa oferece?

  • Qual é o seu público-alvo?

  • O que torna a sua oferta original e diferente?


Lembre-se:


A proposta deve ser simples, deve estar falando a mesma linguagem do seu cliente para que ele tenha fácil entendimento da mensagem que você deseja passar. Algo que possa ser interpretado em cerca de 7 segundos.


As ofertas também não devem ter palavras pesadas e comprometedoras, algo que logo o seu produto não tem como oferecer. Sem muitos exageros também, palavras como ‘nunca feito antes’, ‘a melhor escolha que você irá fazer’.


Exemplos de oferta de valor:


  • Desempenho

  • Novidade.

  • Personalização.

  • Design.


06 C's da sua proposta

Cuidado: Tenha controle das suas emoções, passe o sentimento ao seu cliente, demonstrando que você se importa com ele.


Concisa: Seja breve na sua oferta.


Clara: Não use linguagem muito formal ou que seja de difícil leitura.


Correspondência: Faça com que seu cliente tenha um ar de identificação com o que você está ofertando.


Confiante: Tenha confiança do que está oferecendo, mas não seja rude ou arrogante.


Conversacional: Pessoas se conectam com outras pessoas e não textos.

É possível variar e descontrair um pouco usando o humor na elaboração das propostas e também quebrar alguns padrões para que não seja algo igual a o que hoje já existe.


Onde posicionar a proposta: A proposta deve estar acessível e de fácil visualização para que seja encontrada facilmente. Outro ponto que faz diferença é a apresentação, use um design interessante e uma boa estruturação das informações e também imagens de boa qualidade, isso faz com que aumentem as chances de engajamento.

30 visualizações