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  • Francini Wahlbrink

O uso da Inteligência Artificial na área de vendas

A venda é o resultado de uma boa conexão com o cliente. Para ajudar neste processo, nada melhor que uma tecnologia capaz de facilitar processos e estreitar a relação entre empresa e cliente: a Inteligência Artificial. Antes vista somente como tema de ficção em livros e filmes, a Inteligência Artificial é uma solução utilizada por várias empresas, atualmente.

Grandes nomes como Apple, Google e Microsoft, aproximam os usuários comuns da IA por meio de tecnologias em suas plataformas. Já para o setor de vendas, a Inteligência Artificial também tem muito a oferecer. Verifique abaixo:



1. Lead Scoring ou Pontuação de Leads


Os leads são os clientes ou compradores que possuem maior probabilidade de fechar negócio com a empresa. Ou seja, estruturar um Lead Scoring é de extrema importância para o sucesso dos contratos. Veja quais são as principais formas de calcular a pontuação:

• Manualmente: uma pessoa da equipe realiza a pontuação dos leads e analisa quais são as chances de o cliente ser o comprador ideal para a empresa. O responsável pela análise reúne informações como: LinkedIn do cliente, empresa onde trabalha, seu cargo e outros detalhes relevantes;

• Automatizado: existem diversas ferramentas de automação de marketing para a função. O processo automatizado necessita apenas de configuração específica para calcular a probabilidade e gerar uma pontuação;

• Inteligência Artificial: a pontuação de leads pode ser realizada a partir de machine learning (aprendizado de máquina), utilizando a IA. A tecnologia se baseia em reunir informações preexistentes e compará-las para chegar a uma pontuação final;


2. O que um Lead Scoring realizado por IA pode fazer pela empresa


É notável que existe uma enorme diferença entre calcular a pontuação do lead de forma tradicional e analisar o mesmo dado com Inteligência Artificial. É essencial compreender que na análise automática ou manual, caso a empresa não acompanhe seu ICP, os dados podem ficar desatualizados e os resultados não sejam satisfatórios.

Uma das vantagens mais expressivas da Inteligência Artificial nas vendas é que a tecnologia é capaz de atualizar os dados continuamente. Ou seja, a ferramenta estará funcionando sempre de acordo com informações atuais coletadas sobre os leads.

Outra vantagem muito interessante para a empresa é que a pontuação assertiva de potenciais clientes é fundamental para a distribuição de leads. Dessa forma, a equipe de vendas é dirigida com maior precisão, podendo fechar contratos com mais eficiência e qualidade.


3. Previsão de follow-ups para as melhores vendas


O auxílio da Inteligência Artificial na previsão de follow-ups pode ser altamente decisivo para uma venda. A ferramenta demonstra ao vendedor qual é a melhor estratégia de abordagem, como:

• Em qual faixa de horário o lead costuma ler e-mails;

• Quais são os melhores dias da semana para entrar em contato por telefone;

• Tipo de conteúdo mais adequado para o envio de mensagens etc.


Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina


A partir do estudo do perfil e comportamento do cliente, a ferramenta consegue traçar uma análise completa para prever boa parte de suas ações. Resumidamente, a máquina é capaz de “aprender” o que é relevante sobre os leads, transformando suas informações em dados preciosos para a equipe de vendas. Visite o blog e saiba mais sobre o uso de ferramentas na área de vendas!

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