O pedido ideal

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E não é bola de cristal

Imagina o cenário:

Como ajudar o vendedor a oferecer e vender o produto certo para o cliente certo ?

Que sonho. Mas abrindo um pouco este sonho, vamos para alguns questionamentos:

O pedido ideal
  • O que é o ‘Cliente certo‘ ? Podemos categorizar os clientes por algumas características (atributos) como porte, bairro, segmento, cidade, …
  • O que é o ‘Produto certo‘ ? Depende da pergunta acima. Nem todos os produtos fazem sentido para todos os clientes. Podemos responder a pergunta fazendo uma pesquisa de campo, é um processo maravilho, dispendioso e demorado. E podemos aprender com o que os clientes vem consumindo regularmente, ou seja, estão comprando e vendendo. O produto está girando então é uma boa fonte de dados.

E a sazonalidade ainda afeta tudo isto

Imagina termos na mão, para o vendedor, os produtos com maiores chances de girarem no varejista ? Poderemos contar com a experiência do vendedor, do cliente e com informações previamente processadas.

Hoje temos capacidade computacional, técnicas e desejo de darmos este passo. Que cenário espetacular.

Mas também não acredito que tudo ainda é tão automático.

Na minha visão precisamos da mão de um profissional, um ser humano, para a perfeita execução no final.

E o que fazer com a sugestão do pedido ideal ?

E no final da sugestão do pedido ideal, precisamos avaliar se a oferta está se concretizando.

Para cada venda, o pedido ideal será diferente, então precisamos avaliar o mix vendido, se o vendedor está conseguindo vender o que é ofertado de forma automática, descontos concedidos, margens alcançadas e esforço para colocar do produto no cliente.

Ainda não temos o mundo ideal, mas estamos buscando a melhoria constantemente, e este é um caminho que estamos trilhando.

Até a próxima.

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