Loja Virtual: O que é, vantagens x desvantagens e como montar a sua estratégia

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Uma Loja Virtual ou e-commerce é um ferramenta que tem o objetivo de promover o processo de compra e venda de produtos ou serviços através da internet, ajudando o usuário de forma rápida e segura a adquirir sua mercadoria.

Loja Virtual O que e vantagens x desvantagens e como montar a sua estrategia

Ela facilita a vida do usuário trazendo informações relevantes como: preço, formas de pagamento, especificações e prazo de entrega —, garantindo a satisfação no processo de compra.

Alguns diferenciais desse canal são:

  • Conforto
  • Segurança
  • Preços mais baixos
  • Funcionamento 24×7

Nesse post vamos falar mais sobre vantagens x desvantagens e estratégias adotadas para criar sua loja virtual de forma saudável. Continua lendo com a gente!

Vantagens x Desvantagens

Analise as vantagens e as desvantagens de um e-commerce, e entenda por que muitas lojas físicas estão também adotando essa prática.

Loja Virtual O que e vantagens x desvantagens e como montar a sua estrategia 2

Vantagens de um e-commerce

O investimento em um e-commerce é muito mais barato quando comparado com abrir uma loja física. Você pode ter o mesmo (e até mais), investindo menos.

  1. Rapidez na Construção: A maioria das Lojas Virtuais já possuem um layout definido e pronto. Basta cadastrar seus produtos e sair vendendo.
  2. Redução de Custos: Como a contratação de vendedores não é necessária no e-commerce você pode ter uma margem de lucro muito maior em suas vendas. Mas um detalhe importante: não esqueça de manter um laço presencial com o cliente, tenha como rotina para a equipe de vendas visitá-lo mensalmente.
  3. Maior Área de Atuação: Com um mix de produtos bem diversificado você poderá trabalhar com diversos perfis de clientes.
  4. 24/7: Poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias é o maior aliada do e-commerce.

Desvantagens de um e-commerce

Também pode ser entendida como DESAFIO. Estes podem ser sanados, mas necessitam de boas estratégias, ferramentas, e inovação.

  1. Mostrar Qualidade: Conquistar a confiança de um novo cliente de que o seu produto tem a qualidade esperada por ele.
  2. Visualização do Produto: Um grande desafio é vender produtos que necessitam ser experimentados. Sapatos, roupas, perfumes… Antes do cliente efetuar a compra ele quer saber se o produto vai ficar bem nele.
  3. Desconfiança (novos clientes): Com o roubo de dados na internet as pessoas tendem a ter medo ao disponibilizar seus dados em sites desconhecidos.
  4. Pronta-entrega: A maioria dos clientes gosta de receber seus produtos na hora, e não depender de entregas. Estes são cautelosos na hora de decidir pela compra online.

Montando a sua loja virtual

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Você pode iniciar seu projeto de diferentes formas, e gastando pouco. Escolhemos alguns tópicos importantes para te guiar na etapa de criação de seu e-commerce.

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Concorrência

Analise o que as empresas concorrentes estão fazendo. É importante saber qual o Mix de produtos que elas estão oferecendo e quais estratégias estão aplicando. Faça pesquisas na internet e identifique oportunidades e ameaças para seu negócio.

Mix de Produtos

É importante que você já tenha definido os produtos que irá comercializar em sua loja. Se ainda não sabe continue pesquisando por concorrentes. Avalie quanto é seu investimento inicial, isso pode ajudar na escolha. E opte por um segmento que você já conhece, facilitando outros processos como: preços, estoques e materiais.

Escolhendo a Plataforma

Você encontrará no mercado muitas opções disponíveis de plataformas e-commerce. Estude bem antes de adquirir alguma. O custo-benefício, as funcionalidades que ela dispõe e se possui suporte ao cliente. É necessário que sua estratégia de vendas possa ser efetuada nela.

Divulgação do Negócio

Depois de estudar seus concorrentes, selecionar seu mix de produtos, planificar sua estratégia e escolher a plataforma, é hora de começar a divulgar sua loja.

Você pode investir nas redes sociais, assim como no Google Ads para divulgação do site. Sempre olhando para o seu público alvo (persona).

Use indicadores para medir o tráfego da sua loja. É importante saber quais produtos estão sendo mais acessados pelos usuários, para que você possa destacar eles na plataforma.

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