Buscar
  • Francini Wahlbrink

Loja Virtual: O que é, vantagens x desvantagens e como montar a sua estratégia

Uma Loja Virtual ou e-commerce é um ferramenta que tem o objetivo de promover o processo de compra e venda de produtos ou serviços através da internet, ajudando o usuário de forma rápida e segura a adquirir sua mercadoria.

Ela facilita a vida do usuário trazendo informações relevantes como: preço, formas de pagamento, especificações e prazo de entrega —, garantindo a satisfação no processo de compra.


Alguns diferenciais desse canal são:


  • Conforto

  • Segurança

  • Preços mais baixos

  • Funcionamento 24x7


Nesse post vamos falar mais sobre vantagens x desvantagens e estratégias adotadas para criar sua loja virtual de forma saudável. Continua lendo com a gente!


Vantagens x Desvantagens


Analise as vantagens e as desvantagens de um e-commerce, e entenda por que muitas lojas físicas estão também adotando essa prática.

Vantagens de um e-commerce


O investimento em um e-commerce é muito mais barato quando comparado com abrir uma loja física. Você pode ter o mesmo (e até mais), investindo menos.


  1. Rapidez na Construção: A maioria das Lojas Virtuais já possuem um layout definido e pronto. Basta cadastrar seus produtos e sair vendendo.

  2. Redução de Custos: Como a contratação de vendedores não é necessária no e-commerce você pode ter uma margem de lucro muito maior em suas vendas. Mas um detalhe importante: não esqueça de manter um laço presencial com o cliente, tenha como rotina para a equipe de vendas visitá-lo mensalmente.

  3. Maior Área de Atuação: Com um mix de produtos bem diversificado você poderá trabalhar com diversos perfis de clientes.

  4. 24/7: Poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias é o maior aliada do e-commerce.


Desvantagens de um e-commerce


Também pode ser entendida como DESAFIO. Estes podem ser sanados, mas necessitam de boas estratégias, ferramentas, e inovação.


  1. Mostrar Qualidade: Conquistar a confiança de um novo cliente de que o seu produto tem a qualidade esperada por ele.

  2. Visualização do Produto: Um grande desafio é vender produtos que necessitam ser experimentados. Sapatos, roupas, perfumes... Antes do cliente efetuar a compra ele quer saber se o produto vai ficar bem nele.

  3. Desconfiança (novos clientes): Com o roubo de dados na internet as pessoas tendem a ter medo ao disponibilizar seus dados em sites desconhecidos.

  4. Pronta-entrega: A maioria dos clientes gosta de receber seus produtos na hora, e não depender de entregas. Estes são cautelosos na hora de decidir pela compra online.


Montando a sua loja virtual


Você pode iniciar seu projeto de diferentes formas, e gastando pouco. Escolhemos alguns tópicos importantes para te guiar na etapa de criação de seu e-commerce.





Concorrência


Analise o que as empresas concorrentes estão fazendo. É importante saber qual o Mix de produtos que elas estão oferecendo e quais estratégias estão aplicando. Faça pesquisas na internet e identifique oportunidades e ameaças para seu negócio.


Mix de Produtos


É importante que você já tenha definido os produtos que irá comercializar em sua loja. Se ainda não sabe continue pesquisando por concorrentes. Avalie quanto é seu investimento inicial, isso pode ajudar na escolha. E opte por um segmento que você já conhece, facilitando outros processos como: preços, estoques e materiais.


Escolhendo a Plataforma


Você encontrará no mercado muitas opções disponíveis de plataformas e-commerce. Estude bem antes de adquirir alguma. O custo-benefício, as funcionalidades que ela dispõe e se possui suporte ao cliente. É necessário que sua estratégia de vendas possa ser efetuada nela.


Divulgação do Negócio


Depois de estudar seus concorrentes, selecionar seu mix de produtos, planificar sua estratégia e escolher a plataforma, é hora de começar a divulgar sua loja.


Você pode investir nas redes sociais, assim como no Google Ads para divulgação do site. Sempre olhando para o seu público alvo (persona).


Use indicadores para medir o tráfego da sua loja. É importante saber quais produtos estão sendo mais acessados pelos usuários, para que você possa destacar eles na plataforma.


Para não perder nenhum Blog nosso, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado!

0 visualização

O Demander ajuda centenas de empresas a atingirem seus objetivos comerciais. Nós queremos ajudar você também.

+55 (11) 4300-7050

+55 (51) 3714-7050

 

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
logo whastapp

© 2019 por Retta TI