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  • Francini Wahlbrink

Gestão de Vendas: As melhores práticas para gestão de equipe externas

Os vendedores externos são importantes componentes no mecanismo comercial de muitos negócios. Seu trabalho é crítico no contexto da força de vendas, representando um importante elo e relacionamento com os clientes.

Contudo, para que se possa obter bons resultados com os profissionais que atuam externamente, é imprescindível adotar métodos que promovam sua eficiência. Isso ocorre porque a distância da base da organização muitas vezes dificulta procedimentos internos para conclusão dos pedidos e tende a provocar atrasos se não for bem acompanhada.


Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura deste artigo e conheça as melhores práticas para gestão de equipe externas!


Desafios na gestão de vendedores externos


Há múltiplos fatores que podem configurar-se como obstáculos à eficiência de uma equipe de vendas externa. A dificuldade de comunicação e de acompanhamento dos processos, especialmente, pode levar a quedas de produtividade, problemas na troca de informações entre força de vendas e equipe interna, etc.


Para os gerentes comerciais e gestores deste setor, há, por sua vez, uma dificuldade em acompanhar uma equipe formada por diversos profissionais de vendas. Este aspecto frequentemente caracteriza-se como a raiz da dificuldade em se bater metas e alcançar resultados expressivos.


Por isso, implementar sistemas estruturados para a gestão da equipe de vendas externo é fundamental para garantir a saúde e a rentabilidade do negócio. Além disso, práticas adequadas têm o potencial de promover uma melhora no relacionamento com os clientes.


A tecnologia como aliada da gestão dos vendedores externos


Em um contexto em que a dificuldade de comunicação é um dos principais empecilhos à performance, contar com os avanços da telecomunicação é essencial. As ferramentas aproximam vendedores de sua base, oferecendo maior controle e acompanhamento sobre os processos.


Para isso, lançar mão de plataformas de vendas desenvolvidas especificamente para a gestão de vendas externas é uma ótima estratégia. Um bom sistema de gerenciamento de vendas externas propicia atualização dos status de pedidos em tempo real, montando uma conexão eficiente entre os diversos profissionais da força de vendas e da gestão interna. Vale destacar que para usufruir de toda a praticidade deste tipo de solução, é imprescindível que o aplicativo escolhido seja integrável com o sistema de ERP em uso na empresa.


Isso poupa esforços em implementação de tecnologia e reduz significativamente os custos associados. Além disso, aprimora o controle sobre os processos de vendas em todas as suas fases.


Promovendo o engajamento entre os profissionais


As possibilidades de comunicação e acompanhamento em tempo real favorecem o engajamento entre vendedores externos e seus gestores. Conforme as funcionalidades oferecidas pelo sistema, torna-se mais fácil estabelecer metas segmentadas de acordo com a região, o vendedor, o tipo de produto etc., de modo a possibilitar a estipulação de metas assertivas e realistas, potencializando seu alcance.


Acompanhamento da equipe


Usar um software para vendas que também ofereça ao gerente comercial a administração das rotas dos vendedores proporciona um aumento do controle e da produtividade. Este tipo de recurso, aliado a outras funcionalidades, também permite que toda a equipe tenha acesso a dados importantes em tempo integral.


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