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  • Francini Wahlbrink

Estratégias de gestão para você estar sempre na frente da concorrência

Todo gestor já percebeu como o mercado está cada vez mais concorrido. Cada empresa, não importa o setor no qual atua, precisa estar constantemente atualizada, incorporando novos conceitos e estratégias, para se distanciar da competição, que também está fazendo o mesmo.

Para ajudar, confira algumas estratégias de gestão que vão aumentar a sua chance de se manter à frente da concorrência e alavancar a sua força de vendas.


Não se apaixone pelo produto, mas pelo cliente


Muitas empresas cometem este erro. Elas se apaixonam pelo produto que vendem e não pelo cliente que atendem. A principal estratégia de gestão é integrar na empresa uma cultura de ter sempre o cliente em primeiro lugar. Ou seja, buscar trazer a melhor experiência, ter um atendimento primoroso e entregar as soluções ideais para ele.


Busque ouvir o que o público precisa e, se necessário, adequar o seu produto ou a experiência de compra. Algumas das principais empresas do mundo têm no seu DNA a cultura de paixão pelo cliente.


Use ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio


Na outra ponta da cultura, existem as ferramentas. Enquanto um aborda um conceito mais filosófico, o outro ajuda a gestão ser mais técnica, automatizada e precisa. Atualmente, existem ferramentas de gestão que podem ajudar em cada uma das principais etapas de uma empresa.


A força de vendas apoia o vendedor; o CRM garante a interação com o cliente; os processos de análise permitem medir os resultados, enfim, são inúmeras soluções para automatizar e agilizar os processos da sua empresa, além de torná-los mais precisos.


Considere adotar um modelo ágil


Enquanto os conceitos anteriores são mais gerais, esta estratégia de gestão é um pouco mais específica. A metodologia ágil surgiu no desenvolvimento de software para vendas, mas rapidamente se espalhou por diversos setores, por conta das suas vantagens na produção e no resultado.


Basicamente, este modelo busca antecipar os resultados. Ou seja, colocar o produto ou serviço em funcionamento o mais cedo possível, de modo a aprender com os erros, coletar feedback e corrigir para ter uma melhoria constante. É um modelo que dá muito certo quando aplicado da forma e no momento correto.



Treine, desenvolva e cuide dos funcionários


Por fim, e possivelmente mais importante, é a relação com os colaboradores da empresa. Lembra da primeira estratégia, de se apaixonar pelo cliente? Isso também inclui o cliente interno.


Afinal, seu trabalho como dono de empresa ou gerente é colocar o funcionário na melhor posição para ter sucesso, pois é isso que traz sucesso para o negócio. Não adianta nada seguir as estratégias anteriores, se quem faz o negócio funcionar está insatisfeito ou infeliz.


Estes objetivos são feitos de diversas formas. Crie também uma cultura de desenvolvimento, ajudando o profissional a se tornar cada vez melhor. Inove também na forma como ele é tratado dentro da empresa, para que esteja sempre disposto a trabalhar.


Crie uma cultura de dono. Um colaborador não deve ficar desapontado se deixar de fazer o seu trabalho porque o chefe vai brigar, mas sim porque a empresa foi prejudicada. Afinal, a empresa também é dele.


Estas são algumas das estratégias que ajudam você a se manter à frente da concorrência. Somos uma plataforma de vendas e podemos te ajudar a encontrar outros artigos do nosso blog para conhecer mais estratégias de sucesso, outras formas de inovar e manter a sua empresa no topo!

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