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  • Francini Wahlbrink

Confira 5 fatores que influenciam a decisão de compra

Pensar na decisão de compra e nos fatores que influenciam nela é fundamental para construir estratégias de sucesso para sua empresa. Na hora de vender um produto ou serviço é importante estar atento a esses fatores para construir uma abordagem interessante para com esse cliente.

Até porque, na hora de traçar estratégias de marketing, é preciso conhecer a fundo o perfil do seu público-alvo ou persona. Isso vai ajudar a alavancar as vendas de maneira incomparável. Veja!


Classe social


A classe social faz toda a diferença na hora de traçar o perfil do seu público-alvo. Afinal, pessoas com maior ou menor poder aquisitivo terão preferências por produtos e serviços diferentes.

Além disso, a sua comunicação é mais direcionada quando sabe a classe social do seu futuro cliente. E com uma comunicação assertiva é muito mais fácil conquistar mais usuários e aumentar suas vendas.


Faixa etária


A importância da faixa etária também existe, principalmente se pensamos nas diferenças de perspectivas de vida de jovens, adolescentes e pessoas idosas. São diferentes fases da vida, portanto, públicos que possuem diversas expectativas e prioridades.

Então, é mais um ponto que vai influenciar e toda a abordagem com seu público. É bom base nesse perfil que as estratégias de marketing serão traçadas e terão melhores resultados.


Estilo de vida


Os gostos pessoais e estilo de vida das pessoas também é um fator muito relevante para analisarmos quando o assunto é decisão de compra. Por exemplo, um público leitor assíduo terá preferências culturais diferentes de um grupo que não consome leitura.

Isso é apenas um exemplo para categorizar as pessoas, a fim de trazer estratégias mais pontuais. Assim, os hábitos desse público, como ele gosta de passar seu tempo livre, seus desejos e sonhos, tudo isso pode ajudar a influenciar na decisão de compra ao se deparar com sua abordagem.


Poder de compra x decisão de compra


O poder de compra também é fator importante na abordagem do seu cliente. Isso porque muitas vezes quem toma a decisão não é necessariamente aquele que possui o poder de compra.

O melhor exemplo é o público infantil, produtos e serviços para as crianças. São pessoas com poder de decisão, afinal, pedem aos seus pais pelos produtos, mas não têm poder de compra. A sua empresa deve, então, concentrar esforços nesses dois perfis.


Gatilhos mentais


Vamos finalizar a lista com uma ótima ideia para pensar sobre decisão de compra: os gatilhos mentais. Eles são recursos que chamam a atenção do seu potencial cliente, que é crucial para que ele tome a decisão de que precisa de seu produto ou serviço.

São os mais usados: escassez, urgência, prazer, humor, vantagens, entre outros, que são muitos. Na prática, o gatilho da escassez é aquele que mostra ao usuário que, se ele não adquirir agora, não terá oportunidade depois, por exemplo.


Esses são os fatores que muito influenciam na decisão de compra, os quais não podemos ignorar. Trazer esse perfil do seu cliente é a melhor maneira de comunicação assertiva, direta, que atinge seu público e traz vendas de fato.


E se quiser saber mais sobre o assunto não se esqueça de ler outros artigos aqui do blog!

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