Saiba as vantagens de ter um software para calcular impostos

Compartilhe este artigo!

Sua empresa ainda está apegada aos moldes antigos, ou seja, arquivar declarações fiscais manualmente, o que depende de profissionais para executar essa e outras tarefas?

Se a resposta for sim, você deve compreender (e sentir na pele) que seu negócio está desperdiçando um tempo valioso, em vez de se centrar ações mais urgentes, como adotar uma estratégia de força de vendas ou implementar um software de vendas, por exemplo.

Saiba as vantagens de ter um software para calcular impostos

E, se você conhece o ditado “tempo é dinheiro”, portanto, em vez de apostar nos formatos antiquados, que tal mudar para um software que calcula seus impostos comerciais por conta própria?

Saiba as vantagens de ter um software para calcular impostos

Sabemos que essa é uma decisão importante para o rumo da sua empresa. Por isso, separamos uma lista dos principais benefícios de ter um software para calcular seus impostos.

Economia de tempo

Vamos começar pelo principal: o software tributário auxilia pessoas e empresas a gerenciarem melhor seu tempo.

O software é uma ferramenta excelente para potencializar a produtividade dos seus funcionários, já que eles não vão precisar dispor de tempo para analisar, adicionar e calcular cada número ao fazer os cálculos dos impostos.

O software é capaz de fazer essa e outras tarefas sozinhas, sem precisar de auxílio e de forma muito mais rápida. Além disso, a opção manual está sujeita a erros humanos, o que prejudica toda a operação da empresa.

Matemática simples

Sabe aquela matemática complicada que envolve a preparação dos impostos, como o cálculo de créditos e deduções? Pois bem, o software é capaz de resolver tudo isso para você de forma simples e prática.

Por outro lado, quando a empresa opta pelo processo manual, devem-se somar todos os dados em uma planilha e/ou utilizando uma calculadora.

Em contrapartida, o software adiciona quaisquer valores relevantes automaticamente e corrige o resultado mediante as informações adicionadas.

Precisão

Só quem dirige um negócio sabe que um pequeno erro nos cálculos pode custar caro e gerar uma grande dor de cabeça. Realizar essa tarefa manualmente aumenta muito essas chances Além disso, essa é uma grande responsabilidade para se atribuir a um funcionário apenas, já que ele será responsável por organizar e enviar informações fiscais cruciais para o negócio.

Não é preciso ir muito longe para obter exemplos. Reflita: quantas vezes você mesmo cometeu um erro de digitação ao inserir números e/ou fazer cálculos? Em uma rotina tão atribulada, esses acontecimentos são comuns.

Diante dessa realidade, é fundamental contar com um software para calcular impostos, preencher formulários ou até mesmo verificar informações pessoais de forma automática.

Atualizações

Certo, você tem um software, mas e agora? Essa é a parte mais bacana: os softwares de qualidade contemplam atualizações pertinentes à área.

Em outras palavras, caso ocorra uma mudança significativa nas leis tributárias, fique tranquilo, porque o software será alinhado conforme as novas métricas. Dessa forma, o processo se torna mais fluído e fácil.

Saiba as vantagens de ter um software para calcular impostos 2

Coleta de informações tributárias

O software pode oferecer a capacidade de extrair dados fiscais de fontes externas. Portanto, em vez de digitar todos os dados, você pode baixá-los de um processador e economizar tempo e futuros erros de digitação.

Manutenção de registros de impostos

Quando se trata de armazenar dados fiscais importantes, a manutenção de registros é uma forte aliada nesse processo.

O software pode aplicar e implementar esse conceito facilmente para as empresas. Você pode, ainda, utilizar a versão da nuvem do software para armazenar dados fiscais nos servidores.

Essa opção permite que sua empresa tenha acesso fácil a quaisquer informações fiscais importantes, independente do lugar ou do ano, por exemplo.

Custo-benefício

Um software tributário pode ser uma ótima saída quando se trata de economia de custos. Vale lembrar que o trabalho manual de arquivamento de impostos aumenta a possibilidade de erros tributários, o que pode gerar multas, taxas, etc.

Por outro lado, você pode contratar uma equipe especializada nesse serviço, que se dedica exclusivamente a esse trabalho. O grande problema é que isso implica um salário adicional, aumentando as despesas gerais da empresa. Ou, você pode optar por investir em um software para calcular seus impostos, reduzindo os erros que podem custar caro e potencializando a produtividade por custos acessíveis.

Obtém respostas de questões fiscais

Acredite! Obter uma resposta tributária é muito mais fácil quando você tem um software em mãos, especialmente porque você tem diversos dados acessíveis e, portanto, pode realizar análises e comparativos, independente do período. Essa é uma boa forma de ter uma visão geral deste setor. E, se informação é poder, certamente os dados extraídos podem auxiliar em abordagens cada vez mais eficazes.

Por exemplo, analisar o que sua empresa pode fazer no seu dia a dia para receber deduções e créditos tributários no futuro. Ou, ainda, utilizar o programa para consultar alguma lei específica.

Alterações de qualquer lugar

Uma vez que você tem um software disponível para calcular seus impostos, você pode atualizar as informações de qualquer lugar. Basta ter um computador com acesso à internet.

Mas, se você é do tipo que prefere dispositivos móveis, não se preocupe, também é possível realizar essas alterações por meio de celulares ou tablets, em questão de minutos, vale ressaltar.

Dessa forma, não é necessário ficar horas e horas dentro da empresa arquivando manualmente todo o processo. Além disso, com a correria do dia a dia, essa acaba sendo uma ótima maneira de otimizar tempo.

Palavras finais

Não é preciso ir muito adiante para mostrar que tais benefícios podem gerar um grande trunfo para as empresas quando se trata de economizar seu tempo, dinheiro, entre outros fatores, como papelada, recursos humanos, etc. Sendo assim, você pode facilmente utilizar essas e outras vantagens para sua empresa ou até mesmo para sua vida pessoal.

Seja como for, a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada nesse e em outros processos. Portanto, cabe a você elencar quais as oportunidades que se ajustam às suas necessidades e oferecem soluções personalizadas.

Gostou do conteúdo e das dicas elencadas neste artigo? Então, siga atento o nosso blog. Há textos produzidos, que contam com outras dicas em diversas áreas. Aproveite os conteúdos para potencializar os resultados do seu negócio.

Referências:

https://turbotax.intuit.ca/tips/three-advantages-of-using-software-for-your-taxes-98
https://yourstory.com/mystory/key-benefits-of-using-a-professional-tax-software-
https://sinewave.co.in/blog/benefits-of-using-incometax-software.aspx
https://blog.turbotax.intuit.com/tax-planning-2/advantages-of-using-tax-software-12767/
https://www.wahm.com/articles/the-benefits-of-tax-software.html
3 Medio
Compartilhe este artigo!