Automação de Força de Vendas: O que é?

Compartilhe este artigo!
Automacao de Forca de Vendas O que e

A Automação de Força de Vendas (AFV) é um software que gerencia as informações comerciais de equipes de vendas tanto externas quanto internas.

Seus principais objetivos são:

  • Automatizar o processo de vendas;
  • Aumentar a produtividade dos vendedores (internos/externos);
  • Organizar a forma com que os pedidos chegam até a empresa.

A AFV tem o funcionamento tanto Mobile (smartphones e tablets) quanto Web (computadores). As duas plataformas fazem uma ponte de informações e tudo que acontece em um é enviado para o outro.

Vamos dividir os conceitos e falar um pouco sobre o que pode ser encontrado em cada uma das modalidades. Lembrando que as funcionalidades descritas neste blog se referem à nossa ferramenta Demander. Cada ferramenta de AFV possui suas próprias características =)

Plataforma Mobile

Quando o sistema de AFV é usado em Mobile o vendedor necessita ter um smartphone ou tablet para instalação e uso da aplicação. Ele poderá usufruir de funcionalidades como:

Todos esses processos podem ser feitos sem conexão com a internet. Assim que o vendedor possuir uma, em seu smartphone, as informações poderão ser sincronizadas pelo vendedor e enviadas para a empresa.

Plataforma Web

Já a versão Web tem como propósito principal a análise de informações. Tudo que é coletado na ferramenta de AFV são transformados em informações palpáveis dentro do Painel do Gerente. Isso traz visibilidade de como a estratégia comercial está correndo.

Algumas das principais ferramentas da plataforma WEB são:

Dessa forma fica muito fácil para o gestor da equipe entender seus pontos fracos e montar uma estratégia para vender ainda mais.

Integração com seu ERP

Pelo fato das ferramentas de AFV serem focadas inteiramente na parte comercial, a maioria delas não fazem a parte burocrática e de logística das empresas. Deste modo, estas que necessitam das duas ferramentas recorrem à Integração com seus ERP’s (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Hoje o Demander tem mais de 60 parceiros ERP’s que já possuem essa integração.

Aumento das Vendas

Com a equipe comercial utilizando uma ferramenta de AFV, as vendas vão subir seguramente. Com o aplicativo os vendedores conseguem fazer mais ações em menos tempo, desse modo conseguem visitar mais clientes, efetuando mais fechamentos.

E pensar que há um tempo atrás boa parte dessas ações eram realizadas com papel e caneta.

3 Medio
Compartilhe este artigo!