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  • Francini Wahlbrink

O que é a inadimplência e como evitar em seu negócio

Atualizado: 25 de Set de 2019

Inadimplência é o não cumprimento de uma obrigação previamente estabelecida, normalmente de caráter financeiro.

Quando uma pessoa efetua a compra de um produto e parcela em diversas prestações, ela se compromete a pagar esta dívida mensalmente, até quitar o valor total. Caso o comprador não faça esses pagamentos nas datas estipuladas, ele passa a ser classificado como inadimplente.

Os inadimplentes ficam incapacitados de conseguir aprovações de empréstimos em bancos ou financiamentos, pelo fato de não conseguirem honrar seus compromissos.



Como evitar e reduzir a inadimplência na sua empresa

Algumas medidas são de extrema importância para que seus clientes paguem em dia. Mas, a primeira e mais valiosa de todas é a prevenção. Sua empresa pode diminuir consideravelmente o número de inadimplentes com essa ação. Acompanhe as dicas a seguir para dar um up nos negócios.


Análise de Crédito


Uma das formas mais seguras de manter seu negócio longe da inadimplência é fazer a análise de crédito de seus prospects, antes de eles virarem a chave para serem compradores.

No fim das contas, se a pessoa já consta como devedora, a possibilidade de que ela não pague em dia para sua empresa é ainda maior.


Alguns fatores para uma boa análise:

  1. Renda mensal

  2. Situação do CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA)

  3. Histórico de compras, caso o comprador já havia sido um cliente

Essas informações vão mostrar para sua empresa se o cliente demonstra ou não predisposição em cumprir seu contrato e continuar honrando seu compromisso mensalmente. Ou seja, a pessoa realmente tem condições financeiras de adquirir o seu produto ou serviço.


Reconheça seus Bons Pagadores


Descontos para quem paga em dia é uma boa estratégia para a valorização destes. O cliente é estimulado a sempre cumprir seus acordos dentro das datas estabelecidas. Uma outra forma de cativá-lo é oferecendo cupons de descontos para uma próxima compra. Além de estar reduzindo sua taxa de inadimplência, você ainda estimula uma venda futura.


Gestão dos Devedores

Para que sua estratégia de cobrança seja mais positiva é necessário que você possua o controle de seus devedores. Quantos são, quem são e quanto é o valor da dívida de cada um. Planificando isso fica mais fácil de ver o quadro todo.

Faça Acordos

Você pode reduzir significativamente o prejuízo de suas inadimplências fazendo acordos com seus clientes. Quando a empresa abre essa opções, ela acaba ensinando-o a não se sentir impune ao atrasar seus pagamentos.


“Não recebi o boleto”


Quantas vezes você ouve dentro do mês essa frase? Isso pode acontecer por inúmeros fatores. O cliente pode ter mudado seu endereço ou até mesmo uma greve de correios. O motivo não importa, precisamos oferecer alternativas para que isso não ocorra.

Uma das alternativas para esse problema é fazer o envio digital da fatura. Por e-mail ou por SMS. Você também pode dar acesso à um portal ao seu cliente, assim ele mesmo pode consultar a acompanhar seus vencimentos.


Automatize seus Processos


Por meio de um Sistema Integrado (ERP), é possível enviar notificações de vencimento, evitando os atrasos por conta de esquecimento. Essa automação pode prevenir dívidas futuras.

Avisos como vencimento, atraso, suspensão do serviço, são configurados facilmente.


Contrate um Serviço de Cobranças

Caso você não possua uma equipe financeira para efetuar sua gestão de inadimplência, o ideal seria contratar um serviço especializado. Dessa forma você consegue focar em seu negócio e deixar que esse assunto seja resolvido por quem é especialista na área. Não é uma tarefa fácil administrar tudo isso. Mas se você se dedicar a cada tópico descrito aqui neste blog, com certeza vai notar a melhoria em poucos meses! Boa sorte!

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