Força de vendas: como melhorar resultados?

Compartilhe este artigo!

Para uma empresa vender, certamente ela precisa ter produtos de qualidades com bom custo-benefício para o consumidor. Mas não é só o que você oferece que importa: e sim como você oferece. Estamos falando do poder que a força de vendas tem de conseguir converter vendas e conquistar novos clientes.

Forca de vendas como melhorar resultados

A força de vendas é um trabalho interligado, em que vários profissionais e setores trabalham em conjunto para tornar o negócio um sucesso. Mas como conseguir aumentar o desempenho em uma equipe tão variada? Confira 4 dicas para otimizar a eficiência da sua força de vendas e melhorar resultados.

Tenha um bom planejamento

Toda a rotina da força de vendas começa com uma gestão organizada e com planos claramente definidos. Vai desde a escala dos vendedores até que produtos devem sugerir para aumentar as vendas. Desenvolver uma estratégia considerando todas as variáveis, como os pontos de venda, os produtos e a persona, cria um plano realista e confiável.

Metas são fundamentais para guiar os resultados, mas não devem ser pautados simplesmente no maior número de vendas possível. Elas devem gerar desafios sem serem impossíveis. Assim você motiva a equipe em vez de criar decepções no fim do dia.

Pesquise a situação do mercado

O volume de vendas e as estratégias aplicadas depende diretamente da situação do mercado. Muitas vezes, observar os concorrentes e saber o que está “em alta” é o que precisa para dar um novo rumo para o seu negócio.

Fazer pesquisas e testes com o público também ajuda a entender quais as suas necessidades e gostos. Afinal, se você quer vender para alguém, você precisa saber no que essa pessoa está disposta a gastar. Estar antenado às novidades é fundamental para desenvolver campanhas verdadeiramente atrativas.

Estimule a capacitação da equipe

Assim como os planos devem ser atualizados periodicamente, o conhecimento da sua equipe também. Treinamentos com vendedores são fundamentais para eliminar comportamentos ineficientes e afiar as habilidades de persuasão. Profissionais de marketing e administração também devem estar em dia com as técnicas de seus setores para saber aplicá-las corretamente.

Além disso, incentive a criação de um canal de comunicação claro dentro da força de vendas. Líderes devem fornecer feedbacks para que os funcionários reconheçam seus defeitos e trabalhem para melhorá-los. Da mesma forma, a equipe também deve estar confortável para expressar seus desejos e desconfortos com seus superiores.

Essa troca de informações e até de sentimentos aumenta a confiança mútua e estimula o trabalho em equipe. Sem contar que trabalhar em um ambiente confortável como este é vital para aumentar a produtividade.

Invista em uma plataforma de vendas

As ferramentas de trabalho podem fazer a diferença nos seus resultados diários. Uma força de vendas conta com funcionários alocados em vários lugares. Assim, ter um sistema completo on-line e móvel é indispensável para compartilhar a situação das vendas em tempo real.

Por isso, é interessante apostar na automação de força de vendas. Trata-se de uma plataforma única que junta progresso das metas, emissão de pedidos, relatórios dos vendedores, estatísticas de vendas e mais em um só aplicativo, disponível para todos e em qualquer lugar. É perfeito para monitorar o desempenho da equipe, incentivar a proatividade e melhorar os resultados.

Gostou das dicas? Para saber mais sobre a automação de força de vendas, sugerimos a leitura deste artigo sobre os benefícios deste recurso. Você pode conferir outras informações sobre eficiência em vendas no nosso blog.

3 Medio
Compartilhe este artigo!