Buscar
  • Francini Wahlbrink

Força de vendas: confira suas principais características

Para que uma empresa venda o seu produto ou serviço e ainda venha a crescer, é muito importante ter um time de vendedores eficientes.


Mas como ter um time de vendedores que trazem resultados e ainda otimizar o trabalho? O segredo está na gestão da força de vendas. Com uma boa gestão, é possível analisar os cenários e direcionar os seus vendedores para que eles consigam atingir melhores resultados.



O que significa força de vendas?


São os colaboradores responsáveis por prospectar, visitar, atender os clientes e vender produtos ou serviços.

A força de vendas é dividida por:

- Cliente: cada vendedor ou equipe fica responsável por atender determinado tipo de cliente.

- Território: cada vendedor ou equipe atua em uma área.

- Atuação: a atuação pode ser externa ou interna. A externa diz respeito aos representantes, eles são independentes e podem ser terceirizados. A interna acompanha todos os processos dos departamentos.

- Produto: cada vendedor ou equipe fica encarregada de vender determinado produto.


Quais os objetivos da força de vendas?


De um modo geral, as funções desenvolvidas pela equipe são:

Prospecção (procura por novos clientes), definição do público-alvo (definir clientes), comunicação (definir a melhor forma de abordar o cliente), processo de venda (apresentar o produto, argumentar e fechar o negócio), pós-venda (consultoria para solução de problemas) e feedback (pesquisa para reunir informações sobre a satisfação do cliente).


Quais as principais características da força de vendas?


Após entender todo esse processo, a força de vendas precisa ter algumas características para alcançar suas metas. Por isso, é essencial que a equipe da força de vendas tenha as seguintes características:

- Conhecimento dos produtos e serviços: para ter uma equipe qualificada, é necessário um bom conhecimento do produto ou serviço, pois só assim será possível fechar o negócio.

- Equipe engajada: uma equipe de sucesso precisa estar comprometida com o negócio, por isso é importante que a equipe esteja em constante aprendizado, como conhecer o seu público, objetivos e necessidades.

- Motivação: a equipe, para trazer bons resultados, precisa estar motivada e, para que isso aconteça, ela pode ser incentivada de diversas formas, como aumento de comissão, prêmios, entre outras coisas.

- Equilíbrio entre empresa e cliente: para que haja uma venda eficaz, é necessário ter metas, mas também priorizar as necessidades do cliente, sendo assim ele sempre comprará da sua empresa e, consequentemente, aumentará o seu lucro.


Como melhorar o processo da minha equipe de força de vendas?


Para aumentar a qualidade do trabalho, existem diversos meios os quais ajudam a equipe a ter melhores resultados.

- Acompanhamento constante: para ter sucesso, é necessário fazer um acompanhamento dos processos realizados diariamente, pois só assim é possível analisar se os métodos estão tendo resultados.

- Ferramentas de tecnologia: existem os ERP's, sistema de gestão integrada, que permite integrar as tarefas da equipe de vendas. Com esse sistema, é possível ter a transmissão de informações em tempo real.

Gostou deste artigo? Se você quiser saber mais sobre um sistema de tecnologia para ajudar sua equipe de vendas, leia outros artigos do nosso !

31 visualizações

O Demander ajuda centenas de empresas a atingirem seus objetivos comerciais. Nós queremos ajudar você também.

+55 (11) 4300-7050

+55 (51) 3714-7050

 

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
logo whastapp

© 2019 por Retta TI