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  • Francini Wahlbrink

Como estruturar a sua estratégia de vendas

Em todas as empresas, o objetivo é sempre o mesmo: vender mais e melhor! Mas o que mais impede que esse objetivo seja alcançado é justamente a falta de estratégias.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode estruturar a sua estratégia de vendas e aumentar o faturamento da sua empresa.


A estratégia de vendas é um conjunto de ações que visam o aumento das vendas por um período pré-estabelecido. Normalmente, as estratégias de vendas são definidas anualmente e guiam seu time de vendedores sobre quais técnicas, métodos e ferramentas serão instrumentos para concretizar as vendas do seu negócio.


Veja abaixo, como estruturar sua estratégia de vendas para bater as metas estabelecidas e fechar mais negócios na sua empresa.


Defina os objetivos da organização e metas de vendas


Primeiramente, você precisa definir quais os objetivos e metas da sua empresa. Os objetivos e metas podem ser estabelecidos a curto e longo prazo. No entanto, sem eles, a sua empresa perde a direção e o seu crescimento fica estagnado.


Se você quer abrir uma filial daqui a dois anos, por exemplo. Após ter um objetivo, você começa a definir as metas para alcançar esse objetivo, ou seja, quais ações serão necessárias para bater as metas e chegar ao objetivo principal.


Dentre os fatores que devem ser analisados são:


  • Análise de mercado;

  • Estrutura da organização;

  • Ações de Marketing e venda;

  • Entre outras.


Ou seja, a empresa guia suas ações através de um planejamento das ações. Entendendo os objetivos e o cenário interno e externo da empresa, você poderá estruturar sua estratégia de vendas corretamente e com ações eficazes para vender mais.


Discuta os objetivos com sua equipe


Para estruturar sua estratégia de vendas de forma assertiva, é fundamental que você organize reuniões com sua equipe de vendas e mantenha um diálogo com eles. Afinal, são eles que vivenciam diariamente as dificuldades e desafios de concretizar as vendas da sua empresa.


O diálogo com sua equipe pode fornecer subsídios para que você possa definir sua estratégia de vendas. Eles podem fornecer dicas, sugestões, dificuldades, informações sobre o perfil do cliente, entre outros itens que farão da sua estratégia de vendas muito mais completa e eficaz.


Conheça seu cliente e suas necessidades


Você conhece os clientes da sua empresa? Talvez você tenha todas as informações pessoais e de contato deles em seu sistema ERP. Mas aqui o “conhecer” o cliente é saber o que faz ele comprar na sua empresa e não no seu concorrente.


Ou seja, é importante que você conheça seu cliente e entenda suas necessidades, suas motivações, seus objetivos de vida, entre outras questões pertinentes. Conhecendo a fundo o perfil de seus clientes, fica muito mais fácil você alinhar sua estratégia de vendas tendo em vista a fidelização dos atuais clientes e a captação de novos parceiros.


Defina por quais canais de venda seu produto chegará aos clientes


Por fim, é importante ter a sua equipe bem treinada sobre as estratégias de vendas que serão utilizadas e definir por quais canais de venda seu produto chegará até seu cliente. Veja esses exemplos:


  • Venda através da loja física;

  • Venda por representantes;

  • Venda por empresas parceiras;

  • Vendas nas redes sociais;

  • Venda pelo site;

  • Venda por telemarketing;

  • Venda em plataformas de marketplace;

  • Entre outros.


Ou seja, são diversos canais que sua empresa pode explorar para estruturar sua estratégia e vender seus produtos e serviços cada vez mais.


Gostou deste conteúdo? Confira também como as Plataformas de Marketplace estão sendo ferramentas cada vez mais utilizadas por empresas que querem expandir seus negócios na internet e aumentar significativamente as vendas do seu negócio!

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