Os maiores erros em uma negociação

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Negociar é uma arte fundamental para quem deseja obter sucesso ou fazer com que a sua empresa alcance os seus objetivos com maior velocidade. Um profissional que não sabe negociar ou não é capaz de fazer isso de forma bem-sucedida, pode comprometer as metas que foram traçadas por uma empresa.

Os maiores erros em uma negociacao

Para que aprenda a fazer isso de maneira eficiente e com sucesso, fizemos este artigo para apresentar os maiores erros em uma negociação. Confira e tome nota de tudo!

Falar muito e ouvir pouco

Em um processo de negociação, é fundamental manter o equilíbrio em relação à escuta e fala. O profissional que fala muito e ouve pouco pode tomar decisões de forma precipitada, sem analisar a situação como um todo e, com isso, prejudicar os interesses da empresa que representa.

O ideal é ponderar, ou seja, escutar com atenção e falar nos momentos solicitados ou quando o objetivo é corrigir alguma informação que foi passada de maneira errada.

O processo de negociação deve ser pautado pelo diálogo equilibrado, de modo que os participantes possam falar o que deseja, bem como ter a atenção necessária.

Tratar do assunto de maneira superficial

Em uma reunião de negociação, é essencial que as partes envolvidas tratem o assunto com certo grau de profundidade, para que não restem dúvidas e o tema seja esclarecido.

É um erro comum em reuniões de negociação tratar do assunto de maneira superficial, o que deixa, muitas vezes, uma das partes envolvidas com dúvidas não esclarecidas. Isso, além de provocar a tomada de decisão de forma precipitada, pode prejudicar a empresa ou o profissional.

Tudo precisa ser esclarecido em detalhes, como: preço, proposta, força de vendas, plataforma de vendas, software de vendas etc.

Não estudar a proposta objeto de negociação

Em uma negociação, estudar o objeto da reunião é condição indispensável para que não só aconteça, mas também para que se torne eficiente e produtiva.

No entanto, é comum vermos pessoas realizando negociações em reuniões sem estudar a proposta que é objeto da negociação. Ao serem questionadas, costumam consultar, na frente de todos, papéis para dar uma resposta eficiente.

Quando se estuda, o profissional não só fala com firmeza, sabendo o que está fazendo, mas também passa uma imagem positiva, de que se preparou e tem domínio sobre o objeto de negociação.

Não enviar a proposta objeto de negociação para as partes

Para que todos possam participar efetivamente, fornecendo opiniões e dicas, é fundamental que o responsável pela reunião de negociação envie a proposta para as partes, de maneira que elas fiquem cientes do que vai ser tratado.

No entanto, o que acontece é justamente o contrário. As partes são pegas de surpresa e isso pode colocar a reunião de negócio em risco.

Agora que conhece alguns dos principais erros em uma reunião de negócio, evite-os e faça a sua negociação ser um sucesso.

Para conferir outros artigos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado? Lá, estamos sempre publicando conteúdos que podem enriquecer os seus conhecimentos e fazer com que a sua empresa se desenvolva com sucesso.

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