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  • Francini Wahlbrink

CRM: o que é e suas vantagens

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente tem o objetivo de gerenciar relações dos clientes para satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade dos processos de uma empresa.

O que é CRM na prática


Um CRM tem como objetivo armazenar informações de clientes atuais e potenciais. Informações como nome, telefone, e-mail, endereço, suas atividades, visitas que são feitas, entre outras interações. Ela reúne dados importantes para a equipe comercial poder efetuar uma venda mais eficaz.


Benefícios de um CRM


Um CRM auxilia sua empresa a dispensar esforços manuais, dando mais tempo para a equipe se dedicar nas ações principais. A ferramenta prepara informações de contatos de clientes, deixando mais objetivo para efetuar um contato.


Alguns benefícios:


Visão do negócio


Para a tomada de decisões é importante que o gerente tenha visão de todo o negócio. Sem isso não é possível tomar decisões e ter bons resultados.

Centralizando as informações no CRM, você pode manter toda sua equipe atualizada em tempo real, agilizando a tomada de decisões. Além de alinhar com todos colaboradores as ações feitas em outras áreas da empresa.


Aumento do ticket médio


O propósito da ferramenta é justamente fazer com que você venda mais.

Com informações como: melhor canal de atendimento para o cliente, histórico de vendas e relatórios significativos, vão ajudar a equipe a fechar mais negócios.


Ouvindo o cliente e atendendo do jeito que ele gosta você acaba fidelizando ele. Fidelizar o cliente significa compras recorrentes, aumentando seu ticket médio.


Funcionários mais produtivos


O CRM ajuda a liberar espaço no dia a dia das equipes, pelo fato de que ele diminui a necessidade de trabalhos manuais e de cadastros.


Automatizando os fluxos de atividades mais comuns, o foco pode ser voltado às vendas e em novas ações estratégicas.


Fortalecimento da marca


Uma empresa que atrai muitos clientes, dá assistência pra quem já comprou, resolve rapidamente os problemas e toma decisões baseada em cima de dados, é reconhecida e respeitada pelo mercado.


O resultado final não depende apenas do CRM, é claro. Mas com o sistema isso fica muito mais fácil.


Monitore as métricas


Se você ainda não utiliza uma plataforma de CRM, provavelmente é refém de planilhas de Excel para poder monitorar seus dados de comunicação e vendas.


É importante ter o controle dessas informações, mas se você usar uma plataforma de CRM terá tudo centralizado sem dificuldade de comunicação com a equipe e facilidade para encontrar informações úteis.


Todos os seus dados de vendas, marketing e comunicação estarão no mesmo lugar. Isso permite que você tenha mais precisão e organização. Melhorando os processos internos.


Eu preciso de um CRM?


É normal ficar com dúvida se sua empresa precisa mesmo de um CRM ou não, mesmo com tantos benefícios que ele gera.

Mas saiba que a resposta é sempre sim. Mesmo para os pequenos negócios que não tem muitos clientes ainda. Alguns sinais do porque:


Entrada baixa de novos clientes


Para conquistar novos negócios é preciso entender como seus clientes atuais interagem com a empresa.


O trabalho da equipe comercial é muito prejudicado quando informações de vendas não são disponibilizadas de forma facilitada.


Se esse é o seu cenário invista em um CRM.


Desorganização com informações


Sabemos que manter as informações do clientes em dia para toda a equipe não é uma tarefa fácil. E isso não pode dificultar sua vida, se está afetando seus processos é um grande problema.


Caso seja MUITO difícil inserir novas informações de novos cliente ou interações realizadas, está na hora de você buscar um CRM para melhorar sua organização.


Se você utilizar um CRM na sua empresa, pode ter certeza que o vai transformar o seu relacionamento com os clientes e terá ótimos resultados.

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