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  • eduardobaldissera

Como saber quais os clientes que estão parando de comprar ?

Não é exagero dizer que nosso cliente é alma do negócio. Tudo o que existe é movido para sanar determinada necessidade específica, se essa necessidade não existe, o negócio também não irá existir. Precisamos do nosso cliente não somente pelo dinheiro que ele traz, mas também pelo quanto ele agrega com indicações.


É por isso que precisamos estar sempre entregando valores além dos produtos ou serviços que ele adquire. Mas e quando o cliente deixa de comprar ? Provavelmente foi para a concorrência. Como saber quais os clientes que estão parando de comprar?


O foco do Demander é a venda recorrente. Se um cliente para de comprar, deixa um buraco que precisa ser preenchido. Temos que evitar.


Bom, para se obter relacionamento com o cliente é necessário entregar valor. O cliente se sente mais motivado a comprar quando o produto o provoca sentimentos e emoções que ele considera prazerosa e importante.


Estamos vivendo em uma era onde muito mais importante do que o dinheiro vem a valorização do cliente como pessoa. Vale muito mais a pena investir em pessoas que irão prestar consultoria ao cliente do que alguém que irá apenas vender.


A época em que o cliente ia na loja e simplesmente escolhia o produto acabou. Agora, vivemos em um mundo globalizado. Novas tecnologias se reinventam todos os dias. O cliente precisa muito mais do que o produto, precisa de uma consultoria para saber se realmente adquirir aquele produto é o que ele quer.


O que mais pode afastar seu cliente potencial é justamente essa falta de cuidado, falta de zelo com ele. Concorda que nos sentimos muito mal ao se sentir “excluído” não é verdade? Tenha sempre isso em mente na hora de oferecer seus produtos. O cliente não quer o produto porque ele é bonito e sim pelo valor que aquilo trás para ele. Ele quer aquilo para atender uma necessidade que ele acha tem naquele momento de vida.


Toda a empresa tem aquele cliente que sempre está presente na loja, está sempre de olho nas promoções, conhece todos os funcionários e mantém um bom relacionamento com o negócio. Ele chega a ser tão presente que quando não aparece logo sentimos falta.


A Retta TI, através do Demander, oferece uma rica plataforma de gestão que pode te ajudar com isso. Com todos esses registros ativos em um sistema compacto e simples. Teremos a informação do quanto ele traz de receita por mês. Uma forma bem simples de saber quais estão parando de comprar seria realizando essas análises periodicamente.


Em posse das informações de contato do cliente, podemos solicitar feedbacks por e-mail ou por telefone. Realizar um verdadeiro acompanhamento de informações, entender a real necessidade dele e adequar isso ao negócio.


Dar a devida atenção ao cliente é crucial para a sobrevivência da organização. Capacitar seus funcionários para serem verdadeiros consultores pode te ajudar a saber quais os clientes que não têm visitado a loja com frequência e aí, prestar o devido atendimento.


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