6 recursos do sistema de vendas para a empresa vender mais

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6 recursos do sistema de vendas para a empresa vender mais

É essencial que um sistema de vendas melhore a forma como o processo comercial roda na empresa, mas ele também deve ser um agente de auxílio ao crescimento dos negócios, com funcionalidades que ajudem os profissionais a aumentarem o ticket médio junto às suas contas e fechar maior número de negócios.

Serão 6 recursos do sistema de vendas para a empresa vender mais.

Com as funcionalidades que iremos abordar a seguir, você verá que isso pode ser conseguido com melhor uso de dados gerados em prospecções e vendas e também na aplicação deles para aumento da inteligência, do nível estratégico, das rotinas.

Primeiramente, detalharemos esses recursos e como eles auxiliam no aumento de vendas. Depois, mostraremos outras quatro funções que qualificam as rotinas do setor e o pós-venda, totalizando 12 funcionalidades importantes para ter vantagem estratégica.

1. Histórico de compras do cliente

Os principais dados da funcionalidade de histórico são os itens comprados, os valores e as datas dos pedidos, informações que geram insights como:

  • periodicidade das compras;
  • padrão dos itens solicitados;
  • faixa de valores que podem ser apresentados e condições de pagamentos mais facilmente aceitas;
  • itens adicionais ou complementares que podem ser oferecidos;
  • momentos de cada mês e do ano nos quais é mais provável que as vendas sejam efetuadas;
  • possibilidade de fechamento de acordo de fornecimento para formalização de relacionamento de longo prazo.

Como é perceptível, esses insights e outros relacionados com eles ajudam a aumentar as vendas com a base de clientes já obtida.

Tendo esses dados históricos sempre à mão, vendedores e representantes comerciais podem buscar realizar mais vendas e elevar o ticket médio mesmo sem a necessidade de estratégias do gestor comercial e reuniões de equipe. Basta que sejam instruídos a visualizar as informações e perceber o que elas demonstram.

2. Visualização de clientes no mapa

Em vendas de campo, todo tempo economizado e que pode ser direcionado a relacionamento e negociações deve ser aproveitado. Com a visualização de clientes em mapa, o profissional compreende mais fácil e visualmente onde se localizam os clientes de sua cobertura geográfica e de que forma estão espalhados pela área.

É uma função interessante para eles traçarem rotas menos demoradas, evitar idas e voltas desnecessárias e cobrir a maior parte possível do mapa em menos tempo. Esse processo é ainda mais otimizado com outra funcionalidade: roteirização para vendedores.

3. Dashboards de vendas

Os painéis com dados de vendas apresentam toda a informação que é possível extrair sobre o processo em si e sobre os seus resultados, envolvendo o que citamos até agora de fatos e números e uma série de outros possíveis dados.

Daí o potencial dessa funcionalidade para auxiliar no crescimento das vendas, já que sua abrangência entrega diversas percepções detalhadas, que o gestor pode utilizar para fazer mudanças pontuais ou estruturais no processo comercial e também na integração do seu setor com outros, como o de marketing.

Junto à abrangência, qualidades como agilidade para compilação das informações, exatidão dos números, busca de dados em fontes variadas e possibilidade de personalização e segmentação dos dashboards fazem com que o recurso seja um grande aliado da gestão do setor.

Caso a necessidade seja de avaliar mais diretamente pessoas da equipe, isso também pode ser feito com organização e leitura de indicadores focados apenas na atuação dos profissionais.

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4. Registro de visitas sem venda

Todos se preocupam muito em como vender, mas também é necessário saber por quais motivos algumas vendas não são feitas e com qual frequência isso ocorre. São respostas aplicadas diretamente na correção de erros e em mudanças de práticas dos vendedores para reduzir a taxa de visitas que terminam sem vendas.

Quando algum cliente recebe mais de uma visita que não termina em venda porque a empresa ainda tinha bons níveis de estoque ou fez outro pedido há pouco tempo, isso tem que ficar claro para o vendedor responsável pela conta não perder mais tempo visitas em período errados. Também é interessante que o cliente observado nesse caso não seja importunado em ocasiões nas quais não precisa dos serviços do seu representante.

Se o problema for outro, como falta de itens (ruptura de estoque), a necessidade está em se comunicar com outros setores, como logística e produção, para que o suporte deles ao trabalho comercial não falte novamente.

5. Cadastro de produtos e exibição aos clientes

O cadastro para uso interno é comum e serve ao processo comercial e à gestão de estoque. Porém, se ele for desenhado para exibição aos clientes, em catálogo ou loja virtual B2B, se torna agente de apoio às vendas.

Com o recurso, os compradores não precisam sempre esperar pelos vendedores ou representantes para saber quais itens a empresa tem disponível e mesmo para fazer os pedidos. Eles podem comprar quando são visitados e também por conta própria consultando catálogo ou loja B2B e solicitando mercadorias diretamente dentro deles.

6. Expectativa de vendas

Os principais objetivos dessa funcionalidade do sistema de vendas são gerar oportunidades para os profissionais e aproveitar momentos propícios para vender. Os resultados da expectativa são gerados por dados históricos de vendas passadas, incluindo informações sobre clientes, valores, itens, pagamentos e demais componentes dos negócios.

Se um grupo de clientes faz suas maiores compras no final do ano, por exemplo, isso estará lançado na expectativa e os profissionais poderão ser notificados com antecedência para se prepararem e aproveitarem da melhor forma esse momento.

A melhor maneira de utilizar os resultados de expectativa é complementando-o com o recurso de histórico de vendas. Enquanto um mostra tudo o que ocorreu em determinado período, outro utiliza esses números para prever o cenário com o qual o negócio pode trabalhar à frente. Comparando os resultados de ambas as funções e cruzando dados, então, chega-se às melhores ideias de como atuar.

Recursos do sistema de vendas que complementam os negócios

Separação de pedidos

Na operação diária, quem utiliza o módulo é a equipe logística, para separar e expedir as mercadorias vendidas. Mas como agilidade e exatidão na entrega são importantes para finalizar corretamente as vendas e manter a satisfação dos clientes, o recurso não deixa de ser relevante para o comercial também.

Para o trabalho dos vendedores de campo ou representantes, o módulo de separação de pedidos serve para os profissionais acompanharem o status da preparação dos pedidos que efetivarem, até mesmo para dar respostas aos seus clientes se solicitarem retorno sobre o andamento das compras.

Módulo de indicadores

Anteriormente abordamos indicadores comerciais, mas essa funcionalidade pode abranger também dados de outros setores e de ferramentas externas. Assim, informações de vendas, estoque, finanças, fretes e demais áreas podem ser reunidas em relatórios e relacionadas para uso de qualquer departamento da empresa.

Por exemplo, se a funcionalidade de expectativa de vendas demonstra que daqui a dois meses haverá demanda multiplicada, o gestor do comercial pode verificar no módulo, observando dados de logística, compras e produção, se o ritmo está de acordo com o que terá de ser entregue ou se é preciso solicitar uma reunião com outro gestor para alinhar a preparação à demanda futura.

Níveis de estoque

Duas das principais perguntas de compradores são se a empresa tem os itens para pronta entrega e qual é o prazo para recebimento da carga. Para responder, os profissionais devem ter acesso permanente aos estoques de matriz e filiais e aos lotes internos destacados para pronta entrega, inclusive atualizados em tempo real.

A função ainda pode registrar os níveis de estoque que os clientes têm dos produtos que eles compram, caso o acesso a essas informações seja concedido. É uma excelente forma de acompanhá-los e manter as vendas recorrentes de maneira mais fluida.

Bloqueio de pedidos

É possível programar que clientes tenham seus pedidos bloqueados por ocorrências que vão contra políticas da empresa ou por inadimplência em compra anterior.

Apesar de não ser uma funcionalidade que a empresa deseje utilizar, é útil para evitar que vendedores percam tempo em visitas, negociações e montagens de pedidos que não poderão ser efetivados, o que só representa custos desnecessários.

Prazo médio de condições de pagamento

O ideal é fazer vendas à vista, mas nem sempre é possível. Muitas vezes, mesmo clientes com bom poder financeiro preferem contar com prazos para alinhar recebimentos do fluxo de caixa atual e projetado com as saídas para pagamentos a fornecedores.

Por isso, os profissionais devem ter à disposição nas visitas os prazos médios que podem ser dados, inclusive aqueles que são diferentes para cada cliente.

Mobilidade

Vendedores e representantes comerciais que não têm acesso permanente à ferramenta de vendas, como durante as suas visitas, aplicativo de smartphone ou tablet, perdem acesso a funções importantes na etapa mais importante do trabalho deles, de fortalecer o relacionamento e efetivar negócios.

Além disso, não contam como toda a base de dados que o sistema tem, ficando sem respostas imediatas a dúvidas próprias e perguntas dos prospects e compradores.

Ao longo do texto, abordamos 12 funcionalidades e módulos importantes para a empresa, e que um sistema de vendas pode entregar para gerar mais negócios e dar qualidade e agilidade às rotinas. Quer contar com uma ferramenta comercial que apresenta todos esses recursos e ainda outros? Peça uma demonstração gratuita do Demander e teste as funções.

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