5 Dicas para Otimizar as Vendas do seu Time Comercial

Compartilhe este artigo!

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é necessário que seu time de vendas esteja alinhado, já que as vendas são o coração de qualquer negócio, não é mesmo?

A maioria das empresas quando precisam incrementar o faturamento, logo pensam em aumentar seu time comercial, mas existem algumas técnicas que podem ajudar sua companhia a melhorar a produtividade nas vendas.

5 Dicas para Otimizar as Vendas do seu Time Comercial

Reunimos neste artigo 5 dicas que vão te ajudar a otimizar as vendas da sua equipe comercial, sem necessariamente aumentar o número de pessoas do seu time, vamos lá?

1 – Conheça seu Cliente

Antes de mais nada é fundamental que você conheça seu mercado de atuação a fundo e consequentemente os perfis dos clientes que você já atende e gostaria de atender.

Com isso você saberá de forma precisa quais perfis de clientes são mais fáceis de fechar uma venda, gerando um maior retorno.

Se você realiza vendas consultivas, é indispensável que seus leads passem por uma etapa de qualificação ou pré-vendas. Neste processo, normalmente realizado por telefone, são feitas algumas perguntas chave para descobrir o maior número de informações acerca das necessidades dos leads, gerando uma venda mais assertiva.

2 – Revise seu Planejamento de Vendas

Um dos passos mais importantes para otimizar as vendas é verificar se não há falhas na definição da sua persona e do perfil do seu cliente ideal. Com isso, seus vendedores conseguirão se comunicar melhor com os leads.

É fundamental que você revise seu planejamento estratégico de vendas, ajuste as metas e utilize métricas de monitoramento anualmente.

Aplicando essas 2 primeiras dicas, você já vai notar uma grande diferença na produtividade da sua equipe, sem contar que ainda vai ajudar bastante o seu time de marketing.

3 – Utilize Boas Ferramentas

O uso de algumas ferramentas podem ajudar, e muito, seu time comercial. Neste sentido, adotar soluções de agilizem o trabalho dos seus vendedores e de toda a sua equipe são super importantes.

Dentre os métodos e softwares disponíveis no mercado, listamos 3 delas que com certeza irão ajudar a não sobrecarregar sua equipe, são elas:

  • ERP – Um bom sistema de gestão empresarial integrado online (ERP – Enterprise Resource Planning) permite que o gestor tenha total controle de tudo que acontece na empresa, da emissão de pedidos a expedição, incluindo o fluxo de caixa e emissão de notas fiscais. Essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, agilizando a tomada de decisão dos gestores.
  • CRM – O uso de um sistema de CRM (Customer Relationship Manager ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) facilita a abordagem dos seus vendedores, já que com ele é possível armazenar as informações dos seus leads e atuais clientes, suas atividades e pontos de contato com a empresa, como ligações, e-mails e visitas. No entanto, esta plataforma não é apenas uma lista de contatos bem organizada e bonita, ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar sua equipe com informações pessoais dos clientes como suas preferências e frequência de compras.
  • Funil de Vendas – Esta metodologia, se bem aplicada, é capaz de alavancar seus resultados, aumentando a quantidade e a qualidade dos negócios fechados. O funil de vendas cria técnicas capazes de direcionar seu lead por todas as etapas, desde o primeiro contato até o fechamento. Estas etapas são: Visitantes, Leads, Oportunidades e Vendas, mas podem ser adaptadas a sua realidade.

4 – Aposte em marketing digital

Uma boa estratégia de marketing, incluindo a presença digital, é imprescindível para todas as empresas atualmente.

Você precisa estar presente nas redes sociais para gerar uma experiência entre a sua marca e os seus clientes. Otimize seu site, através de técnicas de SEO para ser encontrado pelos motores de busca como o Google.

Por fim, invista na criação de conteúdos relevantes e materiais ricos para o seu público, criando um relacionamento com os usuários do seu site.

5 – Invista na qualificação da sua equipe

A sua equipe deve sempre estar bem motiva para que trabalhe melhor e mais felizes. Para isso, incentive e invista na qualificação do seu time, seja com cursos, workshops, palestras e treinamentos.

Assim, seus profissionais de vendas desenvolverão novas habilidades, técnicas e competências para colocar em prática no dia a dia da empresa.

Viu como é fácil otimizar suas vendas sem aumentar sua equipe?

Além dessas 5 dicas, existem muitas outras formas de otimizar suas vendas, entretanto é fundamental um bom acompanhamento dos resultados e mudanças, para que você possa auxiliar sua equipe da melhor maneira possível.

5 Dicas para Otimizar as Vendas do seu Time Comercial 2

WebMais Sistemas

Guest Post

A WebMais Sistemas é uma empresa de tecnologia que desenvolve e comercializa um ERP online focado em micro a médias empresas, sendo especialista na gestão de indústrias e distribuidoras dos segmentos alimentício, bebidas, cosméticos, metalúrgica, plásticos, química e cervejaria.

Outros posts feitos por WebMais Sistemas

3 Medio
Compartilhe este artigo!