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  • Francini Wahlbrink

Como conseguir fidelizar o cliente?

Com os avanços tecnológicos, a concorrência no mercado está cada vez maior: mais empresas com os mesmos produtos e serviços, em uma Guerra Fria de quem consegue mais lucro, mais vendas, mais clientes. Pode parecer pessimista, mas lembre-se que foi justamente essa globalização que possibilitou que todos tenham seu lugar ao sol.

Contudo, não é só desses pensamentos que sobrevive uma empresa. Foca-se muito tempo, dinheiro e energia em conseguir novos clientes, o que é essencial. Porém, fundamental também é manter seus clientes por perto: fidelizar é a palavra-chave.


Continue a leitura deste artigo e descubra o que, como, onde e porque fidelizar clientes é uma cartada importantíssima quando se tem uma empresa e deseja que seu crescimento seja sempre contínuo.


“Gastando” tempo e energia para fidelizar: por quê?


A força de vendas dentro de uma empresa exige que façamos investimentos das mais variadas naturezas. Nesse caso, manter seus clientes sempre por perto é um dos alicerces de qualquer empresário que se preze.


Isso, porque sua relação com essa persona passou por todo o processo do funil de vendas, ou seja, foi gasto tempo e dedicação para que essa pessoa se tornasse lead e então, cliente. Você pôde conhecer mais sobre ele, e ele conheceu mais sobre você, sua empresa, seus produtos e serviços.


Se essa relação foi positiva, certamente o cliente comentará de você para familiares, amigos e parceiro de trabalho, ou seja, um propagador da sua marca. E nosso objetivo é uma propagação positiva, certo? Então, além de todo um trabalho em garantir a melhor experiência antes, durante e pós-compra, cumpra o papel de alimentar positivamente seu cliente para que, além de divulgar sua marca e produto, ele mesmo seja novamente um consumidor.


Então, nunca se esqueça: ganhar clientes é investimento, e fidelizar também.

A partir do momento que fica evidente o quão importante é essa fidelização, é hora de aprender táticas para que isso se suceda da melhor forma possível.


Faça seu cliente se sentir especial


Foi graças a cada cliente que passou pela sua empresa que seus negócios se desenvolveram, sua equipe ganhou mais experiência, você obteve lucro.


Com a correria do dia a dia, esse pensamento nem passa pelas nossas cabeças, mas parando para analisar, você sabe da importância real que cada comprador teve dentro do seu negócio. E mostrar sua gratidão a eles é essencial.


E-mail marketing, SMS, mensagem no WhatsApp, cartão pelo correio: cada estratégia vai depender de questões como porte da empresa, quantidade de cliente, tipo de vínculo entre vocês.


De qualquer forma, a ideia geral é a de que a sua empresa disponibilize mensagens personalizadas aos que tanto influenciaram positivamente na empresa, como agradecimento, mas indiretamente, também como forma de nutrição de clientes.


Essas mensagens personalizadas são mais voltadas a formas de carinho, como agradecimentos, felicitações por aniversários ou desejo de boas festas de fim de ano. Evite anunciar seus produtos e serviços, pois a mensagem pode ser interpretada como “propaganda disfarçada” e não obter o efeito desejado.


Propagandas e anúncios como novos produtos ou serviços diferenciados para determinado cliente podem ser enviados em outras ocasiões por e-mail marketing, mas seu valor como forma de fidelização permanece.


Presentes (mais) personalizados aos que caminham há tempos ao lado da sua empresa


Caso você e seu cliente tenham um relacionamento profissional mais próximo e há muito tempo, talvez seja interessante presentes ainda mais personalizados, como uma boa garrafa de uísque, sabendo de antemão os gostos do cliente, junto à um cartão escrito à mão.


Além de ter um caráter informal e manter uma proximidade, o presente também entra como investimento profissional.


Se coloque no lugar do cliente


Essa estratégia serve tanto para o cliente em potencial, quanto para a pessoa que já assumiu o posto de cliente.


Pensando nas empresas em que é cliente, como você gostaria ou não de receber agrados, mensagens, descontos e serviços exclusivos? Esse exercício dar um caráter empático para a situação, e fará com que suas estratégias de fidelização não sejam voltadas única e exclusivamente para o lucro.


Essas são algumas ideias de como iniciar seu planejamento em torno desse universo de possibilidades. Para saber mais sobre como aumentar os lucros de sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas plataformas de vendas e software para vendas. Até uma próxima!

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