6 integrações para oferecer ao seu cliente de ERP

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6 integracoes para oferecer ao seu cliente de ERP

Por mais que o seu produto seja robusto e ofereça soluções para diversos processos, as empresas são complexas e apresentam uma série de particularidades, motivos pelos quais normalmente buscam integrações de ERP para otimizar o uso de seus sistemas de gestão.

Portanto, é fundamental oferecer tais possibilidades aos clientes e usuários, pois a falta de recursos de integração reduzem a capacidade competitiva da empresa desenvolvedora do sistema de gestão, já que a proposta de valor da tecnologia fica defasada.

Veja seis integrações que o seu produto pode oferecer e por que elas são importantes para seus clientes.

Sistema de força de vendas

Quando esse alinhamento é oferecido ao cliente, os usuários e os setores da empresa podem otimizar o relacionamento e a comunicação, dando mais produtividade aos processos e reduzindo ruído em tarefas nas quais se relacionam diferentes áreas, como quando a logística precisa expedir a carga para atender a uma venda recém fechada.

Outra possibilidade interessante nessa integração é a de deixar o backoffice mais próximo da equipe comercial, identificando em tempo real novos negócios fechados, já que precisam preparar os aspectos burocráticos da finalização dessas vendas.

Além de fazer ligação entre os processos de setores diferentes, mas que se relacionam com o de vendas, integrar o ERP a uma força de vendas faz com que os dados gerados para os departamentos pelo sistema de gestão sejam mais abrangentes e permitam cruzamento entre mais dados. Por exemplo, o pessoal de logística pode visualizar o histórico de vendas para preparar os estoques a fim de atender a demanda prevista para determinado período.

Módulo de indicadores

Aqui abordamos uma ferramenta mais específica ainda, desenvolvida para aplicar dados com profundidade na gestão comercial e também na gestão empresarial. Ela entrega dashboards aprofundados e organiza informações de maneira detalhada para os diferentes usuários dos indicadores.

Então, os gestores contam com mais relatórios e de mais qualidade, inclusive personalizados, para tomar decisões e planejar ações. Ao mesmo tempo, funcionários das equipes podem acompanhar melhor o andamento de seus trabalhos de rotina e também contarem com mais informações, e mais rapidamente, necessárias para a conclusão de suas tarefas.

Caso a integração de ERP anterior seja feita, com sistema de vendas, os clientes podem contar automaticamente com esse módulo se esse for um dos recursos da automação comercial, caso do Demander. O módulo individualmente atende a necessidades mais sofisticadas e aprofundadas de gestão global e setorial para quando o ERP já oferece funcionalidades voltadas mais ao operacional dos setores, porém possui alguma limitação nos recursos de coleta, organização e cruzamento de dados.

Automação fiscal

Uma necessidade comum de usuários de ERP é identificar as notas fiscais emitidas para suas empresas, validá-las, auditar os dados delas para verificar se estão corretos e ainda fazer o armazenamento dos arquivos XMLs dos documentos pelo prazo legal.

Há sistemas que fazem todo esse processo automaticamente e podem ser integrados ao ERP do negócio. A ferramenta primeiramente, consultando o banco de dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado, constata que uma nota fiscal foi emitida para o CNPJ da empresa e lê o documento para verificar sua autenticidade. Depois disso, notifica o fiscal sobre o documento, faz seu download e o armazena no banco de dados direcionado para as notas.

Marketplaces

Os marketplaces B2C já são usados há muitos anos, mas atualmente também temos opções também B2B para as empresas chegarem mais facilmente ao público, como Mercado Livre (B2B e B2C), Tray e e-commerces integrados.

Integrar o ERP a marketplaces serve principalmente para o setor de backoffice não precisar cadastrar pedidos e vendas manualmente, realizando trabalho duplicado. Essa ligação faz com que as vendas efetivadas por meio de marketplaces sejam registradas no sistema de gestão, que receberá e alocará dados como:

  • cadastros e dados de clientes;
  • valores;
  • itens vendidos;
  • movimentação de estoque feita pelas novas vendas.

Emissão de cobranças

Vendas recorrentes, claramente, demandam tarefas administrativas recorrentes, como a emissão das cobranças aos clientes. Quando esse volume se torna alto, começa a ser um problema para o setor administrativo. Então, os usuários podem buscar soluções que, a partir das notas geradas, criam as cobranças.

Esse tipo de tecnologia, com os dados das notas emitidas dentro do ERP, alocam a informação dos documentos (valores, CNPJ do cliente etc) em boletos, faturas e outros formatos de cobrança e enviam aos clientes. Para a gestão, inclusive do financeiro, oferecem relatórios de controle de emissões feitas, cobranças pagas e inadimplências.

Integração bancária

Ligar o sistema de gestão à conta bancária da empresa automatiza tarefas administrativas e financeiras e integra dados gerados pelo banco àqueles produzidos dentro dos setores pelos funcionários.

Dessa forma, os controles ficam mais eficientes pelo maior volume de dados à disposição e o trabalho burocrático ganha produtividade. Por exemplo, a conciliação bancária pode ser feita automaticamente, sem um profissional precisar conciliar manualmente informações internas e do banco e os pagamentos podem ser todos programados.

Hub intermediador de integrações de ERP

Existem centenas de integrações possíveis, para as mais variadas necessidades e objetivos diversos, e é muito difícil que uma empresa fornecedora de um sistema de gestão consiga oferecer todas essas opções de forma nativa. Por isso, surgiram no mercado hubs que intermediam a ligação entre tecnologias que não contam com integração nativa.

Tais hubs vão além de processos que citamos, permitindo que tarefas sejam automatizadas e dados sejam trafegados entre o sistema e ferramentas como planilhas do Google Docs, ferramentas de comunicação corporativa e softwares de logística.

Para dar essa possibilidade aos usuários, claro, o ERP deve ser preparado para ser integrado a esses hubs, sendo os mais utilizados no mercado brasileiro atualmente o nacional Pluga e o estadunidense Zapier.

Além de ser uma vantagem competitiva o oferecimento de opções de integração, é uma característica que age em prol da fidelização dos clientes já adquiridos, pois possibilita aos usuários terem melhor aproveitamento sobre seus investimentos no ERP e reduz as chances de a ferramenta não apresentar funções para determinadas necessidades das empresas usuárias.

E se você está objetivando qualificar sua estratégia de fidelização, veja outras cinco práticas, além de proporcionar integrações, para aumentar a satisfação dos usuários.

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