Os 10 erros de gestão mais cometidos pelos gerentes

Compartilhe este artigo!

Evite os erros que a maioria dos gerentes fazem, e garanta o seu sucesso ao gerenciar.

Os 10 erros de gestao mais cometidos pelos gerentes
É fácil entender por que os gerentes cometem erros significativos na administração diária das pessoas que empregam. Muitos gerentes carecem de treinamentos para gerenciar pessoas, o que geralmente é manifestado em sua incapacidade de praticar simples habilidades necessárias para liderar.Mas, ainda mais importante, muitos gerentes não têm os valores, a sensibilidade e o conhecimento necessários para interagir efetivamente durante todo o dia com as pessoas. Os melhores gerentes valorizam as pessoas à sua volta.Habilidades e técnicas são mais fáceis de ensinar, mas valores, crenças e atitudes são muito mais difíceis – e mais ainda para os gerentes aprenderem. No entanto, esses são os problemas subjacentes que farão com que os gerentes sejam bem-sucedidos ou não.Quão importante é ajudar seus gerentes a serem bem-sucedidos? Os gerentes e como eles gerenciam seus membros da equipe dão o tom para toda a sua operação comercial. Eles são a linha de frente do seu negócio.Eles são os pilares que mantêm sua organização unida pelo fato de que todos os seus funcionários se reportam a eles – para melhor ou para pior. A maior parte da comunicação sobre o negócio é canalizada através de seus gerentes. Para que seus negócios e funcionários sejam bem-sucedidos, seus gerentes devem ter sucesso e se tornar especialistas em administrar de modo que capacite os funcionários.Quando os funcionários se demitem, uma das principais razões para sua demissão é o relacionamento com o gerente. As pessoas geralmente deixam gerentes, não empregos ou empregadores. (Eles também saem por motivos como falta de oportunidade, baixa flexibilidade de trabalho e tédio)Mas os gerentes realmente importam. Então, é por isso que educá-los e orientá-los para o sucesso é importante para você e seus funcionários.

Selecione Gerentes para Gerenciar Pessoas

Em uma descrição de cargo para um gerente, as principais funções do cargo, características e habilidades são listadas. Com isso como guia, a seleção de gerentes deve se concentrar tanto nas habilidades gerenciais quanto no ajuste cultural dos candidatos. Uma vez que eles estão em posição de influenciar um grande número de seus funcionários, você quer ter certeza de obter os dois componentes certos.Dentro do componente de adequação cultural do processo de entrevista e seleção, um candidato a cargo de gerente deve demonstrar que possui crenças, valores e um estilo de trabalho que são congruentes com os da sua organização. Isso inclui ter um compromisso de se capacitar e capacitar outros funcionários a contribuírem também com seu melhor trabalho.Em uma organização voltada para as pessoas e voltada para o futuro, você desejará entrevistar e selecionar gerentes que exibam essas características.Valorizar as pessoasSaber se comunicar com eficácia e ouvirDesejar criar um ambiente no qual os funcionários possam tomar conta de seus trabalhosCapacidade de se responsabilizar e responsabilizar as pessoas sem usar medidas punitivasDemonstrar liderança e capacidade de definir uma direção claraAcreditar no trabalho em equipeColocar o cliente no centro de seus motivos

Erros de Gerenciamento

Com tudo isso em mente sobre os gerentes, evitar erros de gerenciamento e decisões estúpidas é fundamental para uma organização bem-sucedida. Você quer se tornar um gerente melhor? Aqui estão os erros de gerenciamento que você deve prevenir e evitar.

Não conseguir conhecer os funcionários como pessoas

Desenvolver um relacionamento com os funcionários é um fator importante no gerenciamento. Você não quer ser conselheiro de divórcio ou terapeuta de seus funcionários, mas quer saber o que está acontecendo em suas vidas. Quando você sabe onde o funcionário está saindo de férias ou que seus filhos jogam futebol, você está tendo um interesse saudável na vida de seus funcionários.Sabendo que o cachorro morreu, expressando simpatia, ou que sua filha ganhou um cobiçado prêmio na escola, você se torna um chefe interessado e envolvido. Conhecer os funcionários fará de você um gerente melhor, um gerente que seja mais receptivo às necessidades, humor e eventos do ciclo de vida dos funcionários.

Não fornecer orientação clara

Os gerentes não conseguem criar padrões e dar às pessoas expectativas claras para que saibam o que devem fazer e se perguntam por que eles falham. Se você priorizar todas as tarefas, as pessoas logo acreditarão que não há prioridades. Mais importante, eles nunca se sentirão como se tivessem realizado uma tarefa ou meta.Dentro de suas expectativas claras, se você for muito rígido ou flexível demais, seus funcionários se sentirão sem rumo. Você precisa alcançar um equilíbrio apropriado que permita a você liderar funcionários e fornecer orientação sem ditar e destruir o empoderamento dos funcionários e o engajamento deles.

Não confiar

Todos os gerentes devem começar confiantes em seus funcionários. (Isso não deve mudar até que o funcionário prove o contrário.) Quando os gerentes não confiam nas pessoas para fazerem seu trabalho, essa falta de confiança se manifesta de várias maneiras prejudiciais.

Não escutar seus funcionários

A escuta ativa é uma habilidade crucial para o gerenciamento. Você pode treinar gerentes em habilidades de escuta, mas se o gerente acredita que ouvir é uma forma de demonstrar que ele ou ela valoriza as pessoas, o treinamento geralmente é desnecessário.Ouvir é fornecer reconhecimento e demonstrar seus valores em ação. Quando os funcionários se sentem ouvidos, eles se sentem importantes e respeitados. Você terá muito mais informações necessárias quando abrir diariamente as comportas.

Tome decisões e, em seguida, peça às pessoas que participem como se o feedback delas fosse importante

Você pode enganar algumas pessoas. mas seus melhores funcionários logo entendem a natureza do seu jogo e desistem. Boa sorte para conseguir que os funcionários se envolvam novamente. Na mesma linha, crie etapas de permissão hierárquica e outros obstáculos que ensinam às pessoas rapidamente que suas ideias estão sujeitas a veto e se perguntam por que ninguém tem sugestões de melhoria.Permitir que as pessoas tomem decisões sobre o trabalho delas é o coração do empoderamento dos funcionários e a alma do engajamento deles. Não os estrangule.

Deixar de reagir a problemas

Os gerentes têm o hábito de esperar que um problema desconfortável, um conflito ou um desentendimento entre funcionários simplesmente desapareçam por si mesmos, se não o provocarem ou tentarem resolvê-lo. Confie que não vai.Questões, especialmente entre pessoas, só pioram a menos que algo no geral mude. A intervenção proativa do gerente para treinar e orientar, ou para garantir que os funcionários tenham as habilidades necessárias para resolver o problema, é essencial. O drama e a histeria interrompem a produtividade, a motivação e o envolvimento dos funcionários.

Tentar ser amigo dos funcionários que se reportam a você

Você pode desenvolver relacionamentos calorosos e de apoio com os funcionários que se reportam a você. Mas você terá dificuldade em separar o relacionamento do profissional. Amigos fofocam, saem juntos e reclamam do trabalho e do chefe. Não há espaço para seu gerente nesses tipos de relacionamento.

Não comunicar de forma eficaz e reter informações importantes

A melhor comunicação é a comunicação transparente. Claro, algumas informações são confidenciais da empresa. Você pode ter sido solicitado a manter certas informações em segredo por um tempo, mas, além dessas raras ocasiões, compartilhe o que você sabe.Ser um membro da multidão é uma meta para a maioria dos funcionários e a multidão tem informações – todas as informações necessárias para tomar boas decisões. Peça feedback também. Peça às pessoas opiniões, ideias e sugestões de melhoria contínua, e se você não conseguir implementar as sugestões, informe-as ou habilite-as a implementar suas próprias ideias.

Não tratar seus funcionários da mesma forma

Você não precisa necessariamente tratar todos os funcionários da mesma forma, mas eles devem se sentir como se recebessem tratamento igual. A percepção de que você tem funcionários de animais de estimação ou que você tem algum favorito vai prejudicar seus esforços para gerenciar pessoas.Isso anda de mãos dadas com o porquê de fazer amizade com funcionários é uma má ideia. Os funcionários que não estão em seu círculo íntimo sempre acreditarão que você favorece os funcionários que estão, independentemente de você fazer isso ou não. Essa percepção destrói o trabalho em equipe e prejudica a produtividade e o sucesso.

Culpar os funcionários

Em vez de assumir a responsabilidade pelo que está errado nas áreas que você gerencia, culpe determinados funcionários quando questionados ou confrontados pela liderança sênior. Quando você sabe que a responsabilidade é sua, se você é o chefe, por que não agir com dignidade e proteger seus funcionários? Quando você culpa os funcionários, você parece um idiota e seus funcionários vão desrespeitar e odiar você.Faça isso. Eles descobrirão e nunca mais confiarão em você. Eles sempre estarão esperando que isso ocorra novamente. Pior? Eles dirão a todos os amigos deles sobre o que você fez. Seus outros membros da equipe, então, desconfiarão de você também.Seus gerentes seniores também não o respeitarão. Eles vão questionar se você é capaz de fazer o trabalho e liderar a equipe. Quando você joga a culpa nos seus funcionários, você coloca em risco sua carreira – não a deles. E isso não vai remover uma parte da culpa dos seus ombros.Os gerentes cometem erros além desses dez, mas esses são os dez que provavelmente farão de você um péssimo gerente – o tipo de gerente que os funcionários adoram deixar.
Compartilhe este artigo!