Buscar
  • Francini Wahlbrink

Como negociar com clientes de diferentes perfis?

Um dos principais desafios dos profissionais de vendas é lidar com a diversidade da sua carteira de clientes. Aqui, não nos referimos somente à diversidade de segmentos e estratégias, mas também aos diferentes perfis de pessoas.

Os clientes podem ser controladores, sociais, analíticos e visionários. Como você pode negociar com cada um deles e obter êxito em suas negociações? A resposta é simples: é preciso respeitar as peculiaridades de cada um e adequar estratégias para melhor atendê-los.


Nós, do Demander, sabemos da importância de oferecer tratamento personalizado aos nossos clientes. Por isso, separamos dicas para ajudá-lo nessa jornada. Boa leitura!


Acima de tudo, respeite as diferenças


Como já dizia o ditado popular: “respeito é bom, e todo mundo gosta”. Seja nas suas relações pessoais, seja nos relacionamentos profissionais, é importante que você respeite a individualidade do próximo.


Então, negociador, mãos à obra! Conquiste os seus clientes com empatia e polidez. Isso gera confiança e sintonia, tornando mais fácil o processo de fidelização.


Faça a sua pesquisa


Essa dica é tão valiosa quanto as demais, porém costuma ser deixada de lado pela equipe comercial. Pesquisar e observar o comportamento dos clientes é essencial para o fechamento de vendas e para a melhoria da experiência do cliente com o seu negócio.


Portanto conheça a pessoa com quem está tratando, identifique o seu tipo de negociador. Só assim saberá aquilo que ele valoriza e deseja ouvir. Feito isso, você já está pronto para dar o próximo passo: traçar, a partir dos dados levantados, estratégias apropriadas para convencê-lo.


Adeque a estratégia da sua empresa


De nada adianta despertar o interesse dos clientes para seus produtos e/ou serviços, se você for tratá-los de forma igual. Isso porque cada pessoa tem as próprias características e jeitos diferentes de lidar com as situações. Negligenciar essa dica pode levá-lo ao fundo do poço!


Se você está lidando com um negociador de perfil controlador, aquele pragmático e assertivo que valoriza a economia de tempo e dinheiro, não faz sentido apostar em argumentos visam à grandiosidade, à inovação e ao bem estar social.


Assim como também não faz sentido mostrar-se minucioso e detalhista, comportamentos típicos do perfil analítico, ao cliente que não é metódico nem se preocupa em avaliar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão segura.


Pensando nisso, desenvolva uma estratégia apropriada – que contemple postura, gestos e tom de voz – para o trato com o cliente.


Utilize a tecnologia a seu favor


Existe uma infinidade de ferramentas tecnológicas a nosso dispor. Por que não usá-las para alavancar o seu negócio?


O Demander é uma plataforma de vendas que possui tudo o que você precisa: aplicativo para vendedores externos, e-commerce B2B, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e painel web para monitoramento de dados.


Todos esses instrumentos, além de trazerem resultados confiáveis e positivos, facilitam o gerenciamento de um empreendimento.


Gostou do artigo? Então, acesse o nosso blog e leia conteúdos igualmente úteis e relevantes, capazes de impulsionar a sua empresa!

0 visualização

O Demander ajuda centenas de empresas a atingirem seus objetivos comerciais. Nós queremos ajudar você também.

+55 (11) 4300-7050

+55 (51) 3714-7050

 

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
logo whastapp

© 2019 por Retta TI