Importância de um estoque bem gerenciado

Compartilhe este artigo!

Um bom controle de estoque pode se tornar uma vantagem competitiva para a sua empresa. A medida em que possuindo determinado produto que esteja em falta nas empresas concorrentes, você garante um aumento das vendas. Além da fidelização de seus clientes.

Importancia de um estoque bem gerenciado

Um bom controle de estoque pode se tornar uma vantagem competitiva para a sua empresa. A medida em que possuindo determinado produto que esteja em falta nas empresas concorrentes, você garante um aumento das vendas. Além da fidelização de seus clientes.

É extremamente ruim para o vendedor conseguir fechar uma venda difícil e descobrir que não há o produto no estoque. A decepção não é só do vendedor, mas também do cliente que acaba por procurar a concorrência.

É um exemplo muito comum. Mas que não deveria existir em empresas organizadas e com controle de estoque. Com exceção de produtos que raramente tem saída e difíceis de serem comprados, o estoque deve estar preparado para atender seus clientes.

A gestão de estoque não só controla o fluxo de produtos na empresa; mas também indica o desempenho de setores como financeiro, vendas e administrativo. Ela permite prever as necessidades de compras futuras e organiza o planejamento da empresa.

O controle das mercadorias vendidas indica quais são os produtos com maior procura, o período em que ele foi mais vendido e da mesma forma mostra os produtos que têm pouca saída e os que são sazonais. Mediante a essas observações, é possível criar estratégias de vendas desses produtos e analisar como o consumidor vai reagir a elas.

Para o setor financeiro, o controle de estoque pode evitar desperdícios, diminuir custos e aumentar o fluxo de entradas e saídas. Tudo através de um planejamento estratégico.

Departamentos financeiros de empresas que não possuem um controle de estoque e fazem compras de produtos, sem saber sua necessidade ou mesmo deixam de comprar os que realmente são necessários, acabam demorando para recuperar o capital investido e também perdem possíveis oportunidades de negócio.

O planejamento possibilita que a empresa não desperdice capital com produtos que ficarão guardados no estoque por muito tempo. Gastar com algo que ficará muito tempo parado, é deixar de investir em outras situações mais rentáveis e que tragam outros tipos de retorno a empresa.

Há ainda a possibilidade de armazenar muitos produtos que fiquem obsoletos ou que possam perder a data de vencimento e sejam desperdiçados. Essas questões são péssimas para a saúde financeira da empresa e são evitadas com um controle definido de estoque.

Com o estoque devidamente administrado, a produtividade aumenta, os custos diminuem, as perdas são diminuídas ou erradicadas e o capital de giro pode ser investido em outros recursos dentro da própria empresa ou em aplicações financeiras.

Como você percebe, o gerenciamento ineficiente de estoque pode arruinar o seu negócio. Por isso, o controle de acervo é um dos processos mais relevantes para a maioria das empresas que lidam com venda, logística e distribuição de mercadorias.

3 Medio
Compartilhe este artigo!