Buscar
  • Francini Wahlbrink

Saiba a importância da integração dos sistemas da sua empresa

A maioria das empresas já aprendeu a importância de usar os softwares no seu dia a dia. Isso permite aos profissionais e gestores ter mais informação à disposição para realizar o trabalho e, até mesmo, agilizar e automatizar certos processos. O próximo passo para evoluir ainda mais é implementar uma integração dos sistemas. Entenda por que isso é tão importante.

O que é a integração dos sistemas?


A integração dos sistemas da empresa é um conceito essencial, que é simples de entender. Por meio dele, os diversos sistemas que constituem o negócio podem se comunicar entre si. O objetivo é agilizar ainda mais o trabalho, automatizando certas atividades.


Como funciona a integração de sistemas?


O uso da integração de sistemas é extremamente comum no setor de vendas. Um software pode ser usado para fazer o controle do estoque, enquanto outro é usado para oficializar a venda no PDV. Para um gestor que gerencia equipes de vendas externas, ainda pode existir um terceiro software.


Um exemplo da integração de sistemas é no caso das obrigações fiscais. Sempre que ocorrer uma venda, os sistemas podem enviar estas informações para os softwares que lidam com a parte contábil da empresa e estas já se preparam para o fisco. O mesmo acontece com o software de CRM, que irá lidar com as informações do cliente que fez a compra, para prepará-lo para compras futuras.


Porque é importante integrar os sistemas?


A importância de integrar os sistemas existe porque faz com que a empresa poupe tempo e dinheiro. Imagine, ou lembre, o trabalho que é fazer o processo anterior sem a integração. A cada interação é preciso que haja alguém para fazer a comunicação, ou é usado apenas um resumo das informações, que seriam enviadas sem a mesma precisão.


Se um gestor quer que todos os profissionais do seu negócio tenham informações para otimizar vendas, a integração de sistemas é uma ajuda considerável. Gerenciar uma equipe de vendedores é um desafio, mas se eles tiverem acesso a um grande número de informações, esta dificuldade é minimizada.


Quais são os benefícios da integração de sistemas?


Portanto, a importância da integração de sistemas para qualquer empresa pode ser visualizada mais facilmente a partir de 4 grandes benefícios.


Mais produtividade


O aumento na produtividade é considerável. Como o envio de informações é automatizado, as equipes não precisam ficar avisando umas às outras que existe uma informação. Além disso, as tarefas de inserir manualmente as informações são praticamente eliminadas.


Por exemplo, se um vendedor externo efetuou uma venda, ele não precisa perder tempo trabalhando na parte burocrática. Todas as informações já são enviadas automaticamente e ele pode gastar o seu tempo melhor se preparando para a próxima.


Os processos são melhores


Além disso, os próprios processos são melhores, mais enxutos e otimizados. Ou seja, os profissionais precisam apenas se focar nas tarefas essenciais, o que significa que é muito mais fácil bater as metas.


Menos erros


Reduzindo o input humano e o “telefone sem fio” de informações, os erros são muito menores do que se a comunicação fosse manual. Por outro lado, ao distribuir a informações por mais de um sistema, é criada uma rede de redundância. Ou seja, elas são armazenadas e podem ser conferidas em diferentes ambientes.


Mais poder de decisão para o gestor


Sem dúvida, um dos maiores desafios de qualquer gestor é ter uma certa dificuldade em ter as informações para tomada de decisão. Com a integração de sistemas, ele tem acesso a todos os dados das vendas e pode gerenciar melhor a sua equipe.


Como ficou claro, a integração de sistemas é essencial para qualquer negócio que busca ter sucesso. Portanto, confira os outros artigos do blog da Demander se quiser melhorar a gestão de vendas da sua empresa!

0 visualização

O Demander ajuda centenas de empresas a atingirem seus objetivos comerciais. Nós queremos ajudar você também.

+55 (11) 4300-7050

+55 (51) 3714-7050

 

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
logo whastapp

© 2019 por Retta TI