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Fidelização de clientes: manter clientes é importante?

Quando queremos ver o nosso negócio crescer, é normal que o foco seja atrair e conquistar novos clientes. Certamente parte do progresso é obter consumidores novos constantemente.

Mas é indispensável lembrar que a fidelização de clientes é igualmente importante para ter sucesso.


Você pode estar se perguntando: por que investir em alguém que já comprou na sua loja? Para resolver este dilema, confira os motivos que explicam porque a fidelização de clientes é tão essencial.


Reter clientes é mais barato


De fato, o trabalho de fidelizar seu público requer um investimento. No entanto, este valor é relativamente menor do que você paga para conseguir novos fregueses. O CAC, Custo de Aquisição de Clientes, inclui esforço e gasto em várias etapas.


Estratégias de atração incluem campanhas em diversos canais para chegar em mais pessoas, propagandas para apresentar produtos, um bom visual para apresentar a marca, atendimento primoroso para tirar dúvidas e convencer a compra, entre outros.


Para a fidelização, boa parte deste trabalho já foi feito, bastando manter o nível de qualidade e oferecer novos produtos interessantes. Assim, não só é um investimento inferior como as chances de obter retorno são maiores.


Fidelização auxilia a construir uma renda mais fixa


Quem vive de comércio tem que lidar com a incerteza de seus rendimentos mensais. Existem meses melhores que outros, mas vamos combinar que ninguém gosta de um mês com vendas baixas. Clientes fidelizados, por outro lado, podem ajudar a manter um nível de vendas mínimo no mês.


Afinal, parte da fidelização dos clientes significa que eles voltarão a comprar na sua loja. Ainda que a frequência de consumo deles também varie, são pessoas que você pode contar para bater as metas. Caso esteja em um mês fraco, fazer promoções especiais para clientes antigos pode incentivá-los a comprar, sendo uma solução rápida para melhorar seus resultados.


Clientes fiéis gastam mais


Quando compramos em uma loja nova, que desconhecemos sua qualidade, é normal nos limitarmos para adquirir produtos mais baratos. Só depois de passar por este “teste” que nós devidamente confiamos no estabelecimento e nos sentimos a vontade de gastar mais.


Por causa disso, clientes fiéis gastam bem mais do que clientes novos. Além disso, o nível de satisfação deles com o estabelecimento e com os produtos é o que definirá o quanto estão propensos a desembolsar. Uma boa primeira impressão pode fazer a diferença no retorno que você terá com cada cliente fidelizado.


Investir em fidelização é investir em divulgação


Uma das formas mais antigas e eficazes de propaganda é o boca a boca. As pessoas gostam de compartilhar suas boas experiências com seus amigos para que eles possam aproveitar da mesma forma.


Ao mesmo tempo, estas pessoas vão confiar mais em recomendações de conhecidos do que propagandas. Desta maneira, a fidelização de clientes atua diretamente no processo de atrair novos consumidores, ajudando a resolver dois objetivos de uma vez só.


Agora que sabe porque manter clientes e fidelizá-los é tão importante, resta agir para transformar esta meta em realidade. Para isto, recomendamos outro artigo que explica como fidelizar os seus clientes. Dicas para gerenciar seus vendedores e aumentar a produtividade da sua equipe você encontra aqui, no blog da Demander.

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